Círculos de fadas – manchas estéreis que formam padrões de bolinhas em áreas secas e desérticas, também conhecidas como anéis de fadas, círculos de elfos ou círculos de duendes – foram descritos pela primeira vez por cientistas na Namíbia na década de 1970, provocando um debate global sobre o fenômeno.

Um artigo publicado na revista Nature Ecology & Evolution, de autoria de uma equipe intercultural de pesquisadores e aborígines da região do deserto ocidental da Austrália, desafiou as teorias científicas ao aprender com os aborígines locais.

De acordo com a líder da equipe e etnoecologista drª Fiona Walsh, professora adjunta da Escola de Engenharia da Universidade da Austrália Ocidental (UWA), pesquisas recentes na Austrália realizadas por uma equipe internacional usaram técnicas científicas padrão e concluíram que os círculos de fadas surgiram de plantas competindo por água e nutrientes.

O uso cuidadoso de um soprador de ar revelou melhor as estruturas de cupins após as escavações. A partir da esquerda estão a drª Fiona Walsh, Ron Witt e o dr. Peter Kendrick. Crédito: Universidade da Austrália Ocidental

Semelhanças observadas

“No entanto, quando trabalhamos com os aborígines para observar suas práticas e histórias, arte e designs, chegamos a uma conclusão diferente”, disse a drª Walsh. “Os aborígenes nos disseram que esses padrões circulares regulares de ‘pavimentos’ nus são ocupados por cupins spinifex. (…) Vimos semelhanças entre os padrões da arte aborígine e as vistas aéreas dos pavimentos e encontramos pinturas que têm histórias profundas e complexas sobre as atividades dos cupins e ancestrais dos cupins.”

Gladys Bidu, anciã do grupo Martu e coautora do estudo, chama os pavimentos de linyji. “Linyji são as casas dos cupins que vivem no subsolo. Aprendi isso com meus idosos e já vi isso muitas vezes”, disse Bidu.

“Nós juntamos e comemos o Warturnuma que voou do linyji. Warturnuma é wama, delicioso. Os velhos também colocam suas sementes no linyji duro. Eles batem nas sementes para fazer um amortecedor; nossa boa comida.” Warturnuma são cupins voadores ricos em gordura.

Como os aborígines predisseram, nos pavimentos foram encontradas câmaras de cupins e palha dentro dos solos consolidados dos cupinzeiros. Crédito: Universidade da Austrália Ocidental

Transmissão intergerações

Experiências como essas foram transmitidas de geração em geração por Martu, Warlpiri e outros grupos aborígenes, descobriu a equipe de pesquisa.

A equipe pesquisou lotes contendo vários círculos de fadas no território Nyiyaparli, a leste de Newman, na região de East Pilbara, na Austrália Ocidental. Os pesquisadores escavaram 60 trincheiras de até 15 cm de profundidade. Eles também observaram os pavimentos em Newhaven, uma propriedade da Australian Wildlife Conservancy no território Warlpiri, localizado no Território do Norte.

“A superfície do pavimento é de concreto duro”, disse a drª Walsh. “Depois que cavamos e limpamos as trincheiras, 100% delas tinham câmaras de cupins vistas horizontal e verticalmente na matriz. Quarenta e um por cento das trincheiras continham cupins coletores vivos.

“Cupins e estruturas de cupins eram muito mais comuns sob os pavimentos do que nas pastagens spinifex próximas a eles, o que forneceu evidências científicas alternativas à teoria internacional dominante que explica o fenômeno do ‘círculo de fadas’ na Austrália”.

Mais de 80 pinturas de 34 artistas sobre temas relacionados a cupins voadores e pavimentos em spinifex. Pintura de Anmatyerr, Warlpiri e Arrernte man Kaapa Tjampitjinpa, intitulada “Watanuma” (cupins voadores comestíveis) mostra pavimentos de cupins regularmente espaçados. É anterior às observações registradas de pavimentos por aviões, drones e Google Earth. Tinta de polímero sintético sobre tela, 202,4 x 171,8 cm. (1976), National Museum of Australia, copyright: propriedade do artista, licenciado por Papunya Tula Artists and Aboriginal Artists Agency. Crédito: Universidade da Austrália Ocidental

Superabundância

Coautor e ecologista de cupins, o professor associado Theo Evans, da Escola de Ciências Biológicas da UWA, disse que os cupins coletores eram como o krill dos ecossistemas do deserto. “Eles são superabundantes – a maioria das pessoas pensa em cupinzeiros acima do solo, mas há toda uma comunidade que vive principalmente no subsolo e emerge para comer spinifex morta ou voar para se reproduzir”, disse o professor Evans.

A pesquisa intercultural levou a descobertas inesperadas. Desmond Taylor, intérprete e coautor Martu, lembrou Mulyamiji, grandes lagartos do deserto que agora são uma espécie ameaçada. “Depois de boas chuvas no território linyji, Mulyamiji nasceria na água deitada no linyji. Minha mãe, meus dois pais, meu tio me disseram isso há muito tempo.” Esse comportamento reprodutivo não foi relatado para a espécie antes.

A drª Walsh disse que a lembrança de Desmond forneceu um excelente exemplo de como o conhecimento do povo aborígine não apenas informou, mas conduziu questões científicas. “As características de retenção de água dos pavimentos de cupins eram desconhecidas dos cientistas do deserto até que reconhecemos pistas nas histórias de nossos colegas aborígenes e na arte aborígine”, disse ela.

Crédito: Universidade da Austrália Ocidental

Contribuição mútua

Como resultado, as coautoras Carolyn Oldham e Matilda Nelson, respectivamente professora e aluna da UWA, trabalharão para aprender como a chuva se acumula em pavimentos de cupins em planícies de areia.

Os pesquisadores concluíram que, por meio do aprendizado bidirecional, o conhecimento aborígine pode liderar, informar, contrastar e se entrelaçar com a ciência. “Os aborígines refinaram sua enciclopédia e conhecimento oficial ao viver continuamente neste continente por pelo menos 65 mil anos, e seu conhecimento é fundamental para melhorar o manejo do ecossistema e para entender e cuidar do deserto da Austrália”, disse a drª Walsh.