Tanya*** está me contando o quão importante é o cristianismo metodista para ela. Estamos conversando por chamada de vídeo e posso ver a sala de estar de Tanya ao fundo. Acontece que esse também é o local de trabalho dela, porque Tanya, de 50 anos, é profissional do sexo por telefone e câmera em tempo integral. Para Tanya, ganhar a vida com o trabalho sexual não entra em conflito com suas crenças religiosas. Tanya me conta que teve um cliente que falou com ela sobre seu prazer em usar roupas femininas. Ele confiou nela porque ambos compartilhavam a mesma identidade religiosa.

“Ele [o cliente] começou a falar cada vez mais … ele disse que eu escuto … ele me disse que vai à igreja todos os domingos e era um ancião da igreja e se abriu. Eu também disse a ele … que eu costumava ir à escola dominical toda semana e então nos conectamos … porque eu não fiquei OMG (oh, meu Deus!) quando ele me disse. E ele me perguntou se eu ainda vou à capela agora, e eu disse que não, mas ainda oro e acredito em Deus, e ele disse que isso é bom.”

Tanya assegurou a seu cliente que “não havia necessidade de se sentir culpado”, que o que eles estavam fazendo não era “errado”. Ela até disse a ele: “Aposto que há outras pessoas na igreja que fazem isso”.

Coexistência e interconexão

Tanya foi uma das 11 profissionais do sexo com quem falei, todas com crenças espirituais e religiosas. Eu queria descobrir como essas duas escolhas de vida aparentemente opostas poderiam se interconectar e coexistir. Descobri pessoas como Tanya, que falavam com seus clientes sobre Deus e religião, mas também falei com mulheres que usavam a religião como um truque para excitar seus clientes ou como uma tática para ganhar mais dinheiro ou, em alguns casos, se proteger quando sentiu-se ameaçada.

Descobri que, em vez de serem incompatíveis, religião e espiritualidade podem criar conexões únicas e experiências significativas tanto para a profissional do sexo quanto para o cliente. A história de Tanya mostra como as experiências de trabalho sexual não são unidimensionais e não se trata apenas de vender sexo por dinheiro. Eles podem conter vários significados. Como sugere a jornalista Melissa Gira Grant em seu livro, o trabalho sexual é uma função em que habilidades sociais e empatia são exercidas regularmente.

Minha pesquisa de doutorado tenta iluminar as realidades da vida cotidiana das profissionais do sexo religiosas, que incluem experiências positivas e angustiantes. Falei com profissionais do sexo que eram cristãscatólicasmuçulmanaspagãs nórdicas espiritualistas. Todas as mulheres tinham mais de 18 anos e eram prostitutas consensuais.

Religião, pecado e ‘moralidade’

Então, o que as diferentes religiões dizem sobre o trabalho sexual? A pesquisa da estudiosa independente Benedikta Fones sugere que, na Bíblia hebraica e no Novo Testamento, as representações de profissionais do sexo são tipicamente negativas. Isso talvez não seja uma grande surpresa. A visão “religiosa” estereotipada do sexo antes do casamento é que é imoral, então por que o trabalho sexual deveria ser diferente? Fones argumenta que essas ideias religiosas, sobre o trabalho sexual ser “inaceitável”, se espalharam para uma cultura mais ampla.

A pesquisa mostra que o trabalho sexual é geralmente considerado um ato imoral no cristianismo, judaísmo e islamismo.

Dito isso, existem algumas organizações religiosas ou instituições de caridade que fornecem apoio essencial para algumas profissionais do sexo. Mas também existem “instituições de caridade salvadoras”, cuja existência fornece uma visão mais aprofundada da complexa relação entre o trabalho sexual e a religião.

Como escreveu a socióloga Gemma Ahearne, alguns grupos de motivação religiosa visam impedir que as pessoas trabalhem na indústria do sexo e visam erradicar totalmente o trabalho sexual.

E não são apenas as doutrinas religiosas que consideram o trabalho sexual imoral – algumas profissionais do sexo religiosas também o fazem, como descobriu um projeto de pesquisa na Tailândia em 2015. Mas as mulheres com quem conversei rejeitaram essa narrativa de condenação religiosa. Para eles, a religião e o trabalho sexual podem coexistir e ambos eram uma parte significativa de suas vidas.

Usando a religião para ganhar mais

Uma das minhas primeiras descobertas foi como algumas profissionais do sexo usam a religião para ganhar mais dinheiro. Um exemplo disso foi como uma profissional do sexo decidiu capitalizar sua herança muçulmana para impulsionar sua “marca”.

Zahra e o Islã

Zahra é uma muçulmana britânica de 26 anos. Zahra foi inspirada por outras mulheres que usam o hijab quando fazem sexo. A partir disso, ela criou seu alter ego, onde usava o hijab quando fazia conteúdo sexual online e quando trabalhava como acompanhante. Ela disse:

“No Twitter… entrei em contato com uma garota, ela usa um hijab, não em sua vida real, mas usa-o para ganhar mais dinheiro e misturar tudo e ela está ganhando 150 mil (libras), ela está lá em cima com celebridades e outras coisas e então, sim, eu decidi que teria um alter ego, meu ‘hoejabi’, era assim que eu chamava e me contentava com lenço na cabeça e assim e tinha trabalhos vindos disso.”

Então Zahra utilizou o hijab e, em suas próprias palavras, “ganhou muito dinheiro com isso”.

No entanto, essa coexistência de identidades – como profissional do sexo e pessoa religiosa – não é simples, e deve ser gerida por um processo de negociação interna constante. Zahra falou longamente comigo sobre os pedidos que recebeu de clientes que recusou, porque concordar com eles teria desafiado seus valores religiosos e morais.

Ela acrescentou: “Tenho tido clientes dizendo ‘você pode sentar no Alcorão e gozar ou posso trazer um Alcorão e montá-lo enquanto digo isso e aquilo’, e eu digo não. Isso é extremo demais para mim”.

Portanto, embora Zahra use sua religião para ganhar mais dinheiro sexualizando símbolos islâmicos como o hijab, ela ainda é uma mulher muçulmana. Ela acredita em Alá em sua vida privada. Ela estabeleceu limites em seu trabalho para garantir que não fosse contra suas próprias crenças religiosas.

Mas sexualizar a religião dessa maneira pode trazer riscos. Em 2015, a ex-atriz pornô Mia Khalifa estrelou um filme pornô enquanto usava o hijab. Ela recebeu ameaças de morte como resultado e foi duramente criticada por algumas pessoas em comunidades muçulmanas. Alguns alegaram que ela estava decepcionando a fé islâmica (embora a própria Khalifa tenha sido criada como católica).

Mas apesar – ou talvez por causa – da controvérsia em torno de seu filme, Khalifa se tornou uma das estrelas mais procuradas no site de filmes adultos Porn Hub.

Ser muçulmana e trabalhadora do sexo pode ser arriscado – mas, para Zahra, foi fortalecedor e positivo. E ela não está sozinha. Existe um grupo muçulmano chamado Muslims for Full Decrim, cujos membros também são atuais e ex-profissionais do sexo que apoiam a descriminalização da indústria do sexo. Claramente, as comunidades religiosas como o Islã são diversas e isso se reflete em como as pessoas se sentem sobre sua religião e trabalho sexual.

Maya, ioga e espiritualidade

Outra profissional do sexo que conheci usou elementos de sua vida espiritual para aumentar o interesse dos clientes. Maya, uma britânica de 25 anos, me mostrou seu quarto por meio de uma videochamada. Maya, como Tanya, é uma profissional do sexo com câmeras, então seu quarto também é seu espaço de trabalho. Mas o quarto de Maya é também o espaço onde ela pratica ioga. Ela me disse que praticava ioga diante das câmeras para seus clientes:

“Bom vínculo espiritual, os clientes disseram que acham relaxante assistir. Sim, não sei por que não mencionei isso! Acho que é até chamado de subcultura… Enviei um vídeo meu para o site provando que posso fazer [ioga], você adiciona à sua lista de especialidades para que as pessoas possam encontrá-lo especificamente para isso.”

Para Maya, a ioga pode ser relaxante e uma forma de se conectar com sua identidade espiritual. Mas também é uma forma de ganhar dinheiro e mostra como a religião e a espiritualidade estão se tornando mais diversificadas e menos vinculadas às regras e doutrinas religiosas tradicionais. Maya estava administrando suas crenças com flexibilidade. Isso também era verdade para Zahra.

As histórias de Maya e Zahra mostram a evidente demanda de alguns clientes por religião quando estão pagando por sexo. Zahra e Maya sexualizam sua religião e espiritualidade quando trabalham com sexo – atendendo aos desejos de clientes que gostam disso.

Khan, uma pagã trans nórdica

Mas houve outras mulheres que conheci que precisavam da religião para ajudá-las a encaixar-se. Khan, uma mulher transgênero de 41 anos, foi criada como cristã, mas agora tem uma identidade religiosa pagã nórdica. Ela me contou como mudou seu caminho religioso porque se sentia em conflito entre sua identidade de gênero, identidade de trabalho sexual e, especificamente, sua identidade cristã.

Ela disse que ser uma mulher trans criou desafios para ser cristã e que o cristianismo não aceitaria sua ocupação como acompanhante.

“Não acho que haja uma maneira de conciliar o trabalho sexual com o cristianismo.”

São esses tipos de ideias religiosas sobre a imoralidade do trabalho sexual que levaram Khan a procurar e encontrar uma religião – paganismo nórdico – que melhor se adequava a seus sentimentos e identidades. As práticas pagãs nórdicas são diversas e as pessoas se envolvem com a religião de maneira diferente. Uma introdução ao paganismo nórdico em spiritualityheath.com afirma que “é uma prática espiritual inclusiva, aberta a todos os que são levados a ela”.

A inclusão oferecida por essa religião parece permitir que pessoas com identidades diversas e marginalizadas se sintam aceitas dentro dela – em outras palavras, é uma comunidade religiosa livre de julgamentos. Para Khan, era uma religião acolhedora. Ajudou-a a superar os desafios que ela experimentou como uma trabalhadora sexual transgênero dentro da fé cristã.

A história de Khan apoia a ideia de que as crenças religiosas estão se tornando mais fluidas e que as pessoas são capazes de adaptar a religião para melhor se alinhar com seu “eu”.

Mas, como a história de Tanya mostrou, existem profissionais do sexo cristãs que não se sentem em conflito da mesma forma que Khan. As crenças religiosas – mesmo aquelas dentro das principais religiões como o islamismo e o cristianismo – são diversas e um tamanho não serve para todos.

Aumentando o prazer sexual

Outro tópico que eu queria examinar era se as próprias trabalhadoras do sexo experimentam prazer sexual enquanto trabalham. Este ponto raramente é abordado. Mas, de acordo com várias das mulheres que entrevistei, elas não apenas gostavam de sexo com alguns de seus clientes, mas a religião e a espiritualidade às vezes aumentavam esse prazer e levavam a uma conexão maior.

Amy e vibrações espirituais

Pegue Amy, por exemplo. Amy é uma atriz pornô americana de 23 anos que tem uma identidade espiritual. Nossa entrevista durou quase três horas. Ela me explicou como ser profissional do sexo e ser espiritual não eram “conflitos um com o outro”. Ela descreveu como são duas coisas separadas em sua vida. No entanto, ela também me disse que às vezes seus encontros sexuais (por exemplo, quando ela está criando pornografia) podem ser uma experiência espiritual.

“Sexo ainda pode ser espiritual para mim… E mesmo que você não tenha, tipo, uma conexão com a pessoa e não vá vê-la novamente ou não se importe com ela, ou o que quer que seja, você ainda pode aproveitar… o momento.”

Amy me disse que o sexo poderia “desligar o cérebro dela” e “isso é como uma experiência espiritual”. A espiritualidade de Amy diz respeito a “altas vibrações”, que são qualidades positivas como o amor, e “baixas vibrações” associadas a qualidades negativas, como o ódio. Então, para Amy, embora o trabalho sexual e a espiritualidade sejam separados, também havia uma confusão de linhas entre eles, e algumas experiências sexuais ao fazer pornografia deram a ela “altas vibrações”.

LRE, astrologia

Outra profissional do sexo com quem conversei disse que a parte sexual de seu trabalho pode se tornar especialmente agradável quando ela e seu cliente se conectam por causa de um amor compartilhado pela astrologia e pelos signos estelares.

LRE é uma britânica de 22 anos que trabalha meio período como acompanhante e criadora de conteúdo sexual. Como Amy, a identidade espiritual de LRE às vezes aumentava seu prazer sexual com os clientes.

“Oh, ele era um [cliente] de Sagitário … fizemos algumas partes e, no meio do caminho, ele disse, qual é o seu signo? Eu estava tipo, ‘você é minha nova pessoa favorita de todos os tempos’ … ele estava rindo e sorrindo e eu estava tipo ‘não, sério, eu amo que você tenha me perguntado isso’ … e eu pensei … é por isso que existe tanta química sexual.”

Embora as histórias de Amy e LRE tenham algumas coisas em comum, suas identidades espirituais estiveram presentes em seu trabalho sexual de maneiras diferentes. No caso de Amy, sua identidade espiritual não era necessariamente conhecida pelo colega ator pornô com quem ela fez sexo. Mas para LRE, sua identidade espiritual era conhecida e discutida abertamente com seu cliente.

Crença como estratégia de enfrentamento

Apesar das muitas histórias empoderadoras e positivas para o sexo que ouvi, às vezes havia um lembrete de que nem todas as experiências de profissionais do sexo são positivas.

Lilly, cristã ortodoxa

Lilly é um desses exemplos. Lilly era uma acompanhante de 25 anos, originariamente da Romênia. Ela é cristã ortodoxa e mora no Reino Unido. Ela me contou como reza em sua cabeça quando está com um cliente que a deixa desconfortável:

“Se eu tenho um problema ou acho que algo está errado com esse cara, começo a rezar na minha cabeça, e isso me ajuda a não pensar porque se eles sentirem que estou com medo, eles vão se aproveitar. Então, quando eu começo a orar, eu esqueço que estou com medo e me afasto desses sentimentos e assim, ele fica quieto porque não se sente assim.”

Os desafios de segurança são um risco ocupacional para profissionais do sexo. É importante dizer, porém, que pelo menos para Lilly, sentir-se inseguro com um cliente não era uma ocorrência regular.

Lilly me disse que o trabalho sexual oferece a ela maiores oportunidades de ganhar mais em comparação com outros empregos disponíveis para ela. Fiquei preocupado que Lilly, às vezes, se sentisse assustada por seus clientes. Mas também ficou claro para mim que, para Lilly, essas experiências negativas não superam os benefícios positivos que ela diz ter como acompanhante.

Descriminalização

Uma maneira de manter profissionais do sexo como Lilly mais seguras é descriminalizar a indústria do sexo. Aqueles que se opõem à descriminalização parecem ter a ideia errada de que todas as trabalhadoras do sexo são coagidas, traficadas ou exploradas. Embora isso seja verdade para alguns, não é verdade para a maioria e o equívoco de que todos os profissionais do sexo são vítimas é, como mostram as pesquisas, resultado do estigma e da falta de conhecimento sobre a indústria.

Também é importante diferenciar entre indústrias do sexo criminalizadas, legalizadas e descriminalizadas. A criminalização da indústria do sexo torna ilegais todas as práticas relacionadas ao trabalho sexual. A legalização da indústria do sexo é onde o trabalho sexual é legal sob condições específicas definidas pelo estado.

Por exemplo, sob as leis de legalização no Reino Unido (exceto na Irlanda do Norte, que adotou o Modelo Nórdico), as práticas de trabalho sexual são predominantemente legais. No entanto, alguns envolvimentos com o trabalho sexual, como aliciamento na rua e trabalho com outra profissional do sexo na mesma casa (já que isso é considerado um bordel), são criminalizados.

A descriminalização é onde o trabalho sexual é despojado de regulamentações e as trabalhadoras do sexo podem operar livremente. Eu apoio a descriminalização da indústria do sexo globalmente porque é nessas condições que as profissionais do sexo podem se proteger melhor e é o primeiro passo para abolir o estigma. A pesquisa também mostrou que é a melhor estratégia para redução de danos.

O estigma aumenta os riscos

Embora não seja a crença de todas as trabalhadoras do sexo, as mulheres com quem falei defenderam fortemente a descriminalização da indústria do sexo. Histórias contadas para mim por Khan e LRE, que são ambas acompanhantes, são exemplos disso.

Khan vive e trabalha em um estado americano onde ser acompanhante é ilegal. Então, se ela tiver um cliente violento, ela dirá aos funcionários e seguranças do hotel onde está trabalhando que está em um encontro que deu errado.

“… Deus me livre, algo acontece, como se houvesse pessoal ou segurança e eu diria que estava em um encontro e esse cara enlouqueceu …”

Khan é forçada a esconder seu trabalho sexual da equipe quando ela está em perigo potencial devido ao medo de ser processada. LRE enfrenta problemas semelhantes no Reino Unido. Ela me contou como tem que esconder sua renda ao redor de seu quarto de hotel quando está acompanhando alguém para reduzir a probabilidade de roubo e violência.

“… Se você receber dinheiro, coloque cerca de £ 100 no cofre e, em seguida, qualquer outra coisa, apenas esconda-o pela sala …”

Todas as mulheres com quem conversei me informaram que não denunciam violência de clientes ou roubos à polícia. Isso não é surpreendente, dadas as evidências de que mulheres, homens e profissionais do sexo transexuais correm maior risco de má conduta sexual policial em comparação com não profissionais do sexo.

Não ‘apenas’ profissionais do sexo

Acho que minhas entrevistas mostram que profissionais do sexo não são apenas profissionais do sexo – elas têm identidades complexas e multifacetadas. Você absolutamente pode ser uma profissional do sexo e ser religiosa ou espiritual. Mas nem sempre é fácil obter um equilíbrio. É o resultado de uma gestão de identidade constante e hábil. As histórias de mulheres como Tanya, Maya, Zahra, LRE, Amy, Lilly e Khan destacam a importância de reconhecer a grande diversidade de pessoas que trabalham nessa indústria.

Embora existam experiências negativas na indústria do sexo, as mulheres com quem conversei, em geral, sentiam-se fortalecidas por sua profissão. Eles viram isso como uma grande oportunidade de ganhar dinheiro e oferecer-lhes experiências positivas.

E, mais importante, não atrapalhava suas crenças religiosas e espirituais. Como Zahra me disse no final de nossa conversa:

“… Eu acredito em Deus e acredito em Alá e na minha vida privada. Eu acredito nisso.”

Então, seja Tanya consolando um ancião da igreja ou Zahra encontrando uma maneira de utilizar sua fé muçulmana, essas mulheres estavam abrindo novas discussões sobre o que significa ser uma profissional do sexo.

* Daisy Matthews é doutoranda em sociologia, explorando a vida de trabalhadoras do sexo religiosas e espirituais, na Nottingham Trent University (Reino Unido); Jane Pilcher é professora associada de sociologia na Nottingham Trent University.

** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Ele é parte do Conversation Insights. Leia o artigo original aqui.

*** Todos os nomes foram alterados para preservar as identidades das pessoas envolvidas.