21/02/2024 - 13:41
Durante os dias 10, 11 e 12 do mês de fevereiro, as praias de Jurerê Internacional, em Florianópolis, e Brava, em Itajaí, receberam o projeto de coleta e conscientização ambiental promovido pela marca Florence, fundada pelo bicampeão mundial de surfe John John Florence, em parceria com a Parley Brasil.
A ação consistiu em conscientizar o público sobre a importância das atitudes diárias para gerar grandes resultados para o meio ambiente, especialmente nas praias e oceanos. O objetivo de realizar a ação durante o período de Carnaval se deu em razão do aumento de concentração de pessoas em ambientes públicos e maior descarte indevido de resíduos durante esta época do ano.
Além de conscientizar o público sobre meio ambiente e sustentabilidade nas praias, o projeto também teve como atividade a coleta e descarte correto de resíduos. Visando coletar 300 kg durante os três dias de ação, o total coletado foi 338 kg, ultrapassando a meta. Na praia de Jurerê Internacional, onde o evento aconteceu por dois dias, foram coletados 218 kg e, em Praia Brava, em apenas um dia, 120 kg foram coletados.
A organização internacional Parley Brasil, focada na preservação dos oceanos, disponibilizou material de coleta e equipe para ocupar os pontos de coleta, prestando atendimento aos transeuntes abordados para que pudessem fazer o descarte do seu próprio lixo, posteriormente todo o material foi destinado para uma cooperativa local por intermédio da ORG.
80% do que foi coletado consiste em material plástico – garrafas e sacolas. As sacolas podem levar de 20 a 500 anos para se decompor, já as garrafas plásticas levam cerca de 400 anos para se decompor completamente, representando uma ameaça séria para a vida marinha caso entrem em contato com o mar, pois animais podem ficar presos ou ingerir os resíduos, causando danos à sua saúde e até mesmo levando à morte.
“Retirar um copo plástico da praia impede que esse material se desintegre em milhares de pedaços pequenos, se transformando em microplástico. A ação de limpeza das praias contribui para a redução de microplásticos no ambiente marinho”, explica Guilherme Braga, head de colaborações da Parley Brasil.
Com a mobilização e participação de uma média de 700 pessoas em três dias, a marca que promoveu o projeto, Florence, reforça o compromisso de seguir com ações semelhantes ao longo do ano em outras localizações.
“A Florence reforça seu compromisso em ter atitudes positivas e não apenas ficar no discurso. Assim, iremos pelo Brasil e ao longo do ano realizaremos diferentes experiências para quem se importa em cuidar do planeta, em fazer esportes ao ar livre e principalmente vestir uma moda com propósito na sustentabilidade”, finaliza Daniel Farkuh, head de marketing da Florence e idealizador da ação.