07/05/2024 - 13:51
A Nasa, agência espacial americana, selecionou seis projetos para receber até 600 mil dólares (R$ 3 milhões) no programa NIAC (Conceitos Inovativos Avançados da Nasa – em tradução). Entre os estudos, está o FLOAT, uma ideia de construir um sistema de ferrovias na Lua. O anúncio foi feito no dia 2 de maio.
Desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, pretende-se que o FLOAT (Levitação Flexível sob Trilho – em tradução) seja implementado até a década de 2030. O sistema seria utilizado para o transporte de cargas úteis de bases lunares para zonas de pouso.
+ Nasa mostra como os futuros astronautas vão dirigir na Lua
+ ‘Prancha de surf’ na Lua? Nasa revela mistério sobre objeto que viralizou nas redes
A ideia é que o FLOAT empregue robôs magnéticos que “levitam” por uma trilha flexível com uma camada de grafite e outra que consegue gerar impulsos controlados, permitindo a movimentação do sistema. Além disso, o “trilho” terá um revestimento de painéis solares que transmitirão a energia gerada as bases lunares e será “desenrolado” direto no regolito – solo do satélite.
Os robôs irão levitar para que não sofram com o desgaste gerado pela poeira lunar. O sistema poderá levar cargas úteis que chegam a 33 quilos e velocidades de 0,5 metros por segundo.
A primeira fase do estudo foi concluída e agora a Nasa selecionou a pesquisa para receber um maior financiamento e avançar de fase. Cientistas pretendem projetar robôs e protótipos além de examinar os impactos de efeitos ambientais da Lua, como radiação e temperatura, nas estruturas do FLOAT.