Uma droga 500 vezes mais forte que a heroína está circulando no Brasil. É o nitazeno, um opioide que tem causado cada vez mais mortes nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Um artigo publicado por cientistas da USP e da Unicamp mostra que, pela primeira vez, essa droga foi encontrada no Brasil misturada no canabinoide sintético, conhecida como droga K.

O estudo avaliou 140 amostras apreendidas pela Polícia de São Paulo. E em 95% dos casos o nitazeno estava na composição. Um dos perigos é que, por estar associado a outras drogas, alguns usuários sequer sabem que estão consumindo o nitazeno.

Esse opioide foi desenvolvido nos anos 50 como um analgésico, mas nunca foi aprovado para uso médico. Ele funciona mais ou menos como o fentanil.

No entanto tem um potencial ainda maior de causar dependência, além de provocar efeitos colaterais como euforia, sedação e paradas respiratórias.

Só nos Estados Unidos quase 82 mil pessoas morreram pelo uso de opioides em 2022. E agora o nitazeno também começa a preocupar autoridades no Brasil.