06/08/2024 - 10:41
Ex-deputado e atual governador do Minnesota, de 60 anos, será companheiro da chapa democrata na disputa à Presidência. Walz ganhou notoriedade nas últimas semanas por lançar comentários provocativos contra republicanos.A candidata democrata à presidência, Kamala Harris, escolheu nesta terça-feira (06/08) o governador do estado de Minnesota, Tim Walz, de 60 anos, como vice sua chapa, segundo informações das agências de notícias AP e Reuters.
Walz, de 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional dos EUA que atuou como deputado federal por 12 anos e que comanda o governo de Minnesota desde 2018. Recentemente, ele ganhou destaque na mídia americana por causa de uma série de aparições nas quais desferiu críticas aos adversários republicanos e por zombar do vice indicado por Donald Trump, J.D.Vance, que foi descrito por Walz como “esquisito”. O insulto se tornou popular entre apoiadores dos democratas.
Você já viu Trump rir?”, perguntou Walz recentemente à CNN: “Quando Trump ri, é de alguém e não com alguém!”, declarou Walz, num exemplo da sua estratégia de provocar os republicanos.
Walz nasceu em 1964, mesmo ano que Harris, e com declarações como essa quer mostrar como é possível perturbar um adversário político rindo dele.
Com a escolha de Walz, devem cessar especulações sobre outros nomes que foram cotados como potenciais escolhas para vice, como o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, o governador do Kentucky, Andy Beshear, o governador de Illinois, JB Pritzker, o senador americano Mark Kelly, do Arizona, e o atual secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
A formalização da chapa Harris-Walz deve acontecer até esta quarta-feira (07/08), antes da convenção do partido, que será realizada em Chicago entre 19 a 22 de agosto. O adiantamento do anúncio da escolha do vice ocorreu porque o dia 7 é o prazo final para garantir que os candidatos apareçam na cédula do estado de Ohio, disseram autoridades democratas à AP
Espera-se também que Harris e Walz participem de um evento de campanha no final do dia na Filadélfia, no estado Pensilvânia.
O comício de Harris na terça-feira vai ar início a uma turnê de cinco dias pelos principais estados decisivos – aqueles com um número significativo de votos no colégio eleitoral e onde as pesquisas estão apertadas – e que provavelmente decidirão a eleição.
Timing da escolha
A escolha de Walz ocorre após Harris garantir formalmente a indicação presidencial democrata na noite de segunda-feira, tornando-se primeira mulher negra e asiática a liderar a candidatura presidencial de um grande partido nos EUA.
A indicação tornou-se oficial depois que os delegados da Convenção Nacional Democrata encerraram uma rodada de cinco dias de votação online. Harris obteve o voto de 1.976 delegados do partido para conquistar a nomeação.
Em seu perfil na rede X, após o anúncio, Harris agradeceu o apoio dos delegados. “Estou honrada em ser a candidata democrata para presidente dos Estados Unidos. Aceitarei oficialmente a nomeação na semana que vem. Esta campanha é sobre pessoas se unindo, movidas pelo amor ao país, para lutar pelo melhor que nós somos”.
A garantia da indicação de Harris como cabeça da chapa democrata ocorre após um período turbulento para o partido, que começou com o desempenho desastroso de Joe Biden no debate de junho. Depois que Biden anunciou sua retirada, Harris conquistou rapidamente uma série de endossos para garantir o apoio dos delegados do partido.
jps (ots)