Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estão no espaço desde o dia em que participaram de um lançamento teste da espaçonave Starliner, da Boeing, no dia 5 de junho. Por falhas no equipamento, que partiu da Flórida, nos Estados Unidos, a data de retorno da dupla foi adiada diversas vezes e, agora, ambos passam seus dias na ISS (Estação Espacial Internacional).

Assim como outros membros, a dupla passou a participar da rotina da ISS. Como no local o sol nasce e se põe 15 vezes durante um dia, é difícil dar uma noção de rotina aos astronautas. Entretanto, o horário da estação é determinado no Horário de Greenwich em uma tentativa de dar tal noção às pessoas a bordo. As informações são do “Daily Mail”.

+ Dois meses no espaço: astronautas da Nasa ainda não têm data para retorno após problemas em nave da Boeing

+ Presos no espaço? Entenda por que astronautas da Nasa em nave da Boeing ainda não retornaram para a Terra

Na ISS, os astronautas acordam com um chamado feito pelo Controle de Missão na Terra. Depois disso, a tripulação possui uma hora para se arrumar. Como na estação não há gravidade, tarefas como escovar os dentes e tomar banho são modificadas. Para se higienizar, as pessoas a bordo precisam se limpar com um pano úmido e outro seco e engolirem a pasta de dente para evitar que o fluido se espalhe pelo local.

Depois disso, a equipe se une para tomar um café da manhã, que envolve inúmeras bebidas quentes e alimentos. Enquanto comem, os astronautas recebem o “Resumo Diário”, algo similar a um “jornal” da ISS, com notícias sobre o estado da estação e a rota de voo.

Posteriormente, às 7h30, se iniciam conferências com as agências espaciais da Terra e, durante esse período os astronautas recebem as instruções do que farão no dia e informações adicionais que possam precisar. Depois disso a tripulação se concentra em suas tarefas, muitas vezes relacionadas a pesquisas científicas ou a manutenção da ISS.

Todo dia, cada astronauta precisa fazer duas horas de exercícios já que, pela falta de gravidade, seus músculos podem se tornar mais fracos. A tripulação volta a se alimentar por volta das 13h, depois de cumprir suas tarefas relacionadas à pesquisa científica. Apesar disso, muitas vezes a refeição não é feita em conjunto, com exceção do domingo, quando ocorre uma espécie de “seia”, por conta de conflitos entre horários.

Por conta da gravidade interferir com a capacidade de sentir o sabor dos alimentos, a maioria dos astronautas opta por se alimentar com comidas apimentadas ou bem temperadas. Depois da refeição, a tripulação volta às tarefas realizadas durante a tarde.

Algumas vezes, a manutenção da ISS precisa ser feita pela parte externa. Para isso, os astronautas precisam colocar suas vestimentas especiais e sair da estação para realizar as atividades necessárias. Apesar disso, casos de ações no exterior da espaçonave são raros.

O trabalho é feito até uma reunião que ocorre às 19h, em que a tripulação volta a fazer uma conferência com as agências espaciais para falar sobre as atualizações e possíveis questões a serem tratadas no próximo dia. Depois de meia hora, os astronautas jantam e ganham uma hora para gastar como quiserem antes de dormir.

Apesar de terem um horário de sono definido para as 21h30, alguns astronautas costumam ficar acordados por um pouco mais de tempo. Pelo fato de a ISS ter internet, a tripulação pode ligar ou escrever para familiares. Chris Hadfield, que esteve na estação, levou instrumentos musicais como um violão, um teclado e um saxofone como passa tempo.

Na hora de descanso, a tripulação se deita em sacos de dormir para evitar que flutuem durante a noite. Pelo fato de a ISS ser barulhenta e ficar com as luzes acesas, os astronautas costumam dormir com máscaras para os olhos e protetores de ouvido.