Relatos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) feitos por pilotos brasileiros ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) – órgão vinculado à FAB (Força Aérea Brasileira) – em 2023 foram compartilhados ao público pelo Arquivo Nacional. Nos registros, condutores de aeronaves explicam avistamento de luzes durante voos.

Apenas em 2023, foram reportados 30 avistamentos de OVNIs que estão disponibilizados na plataforma do Arquivo Nacional. Entre os documentos, há relatos de pilotos. Muitos dos arquivos tratam de observações realizadas na região Sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

+ ‘OVNI’ com formato de anel é visto flutuando no céu na Venezuela; assista

+ De barcos voadores a aliens: uma breve história cultural dos UFOs

Em janeiro de 2023, um piloto que realizava um voo de Ilha Comprida (SP) para Navegantes (SC) relatou que observou durante ao menos 40 minutos a movimentação de quatro ou cinco luzes brancas acima do oceano, com uma rápida velocidade, variação de luminosidade e de distância entre elas e movimento circular.

Conforme os registros, o espanto do piloto foi relativo à movimentação dos objetos que não corresponderiam a “satélite, lixo espacial ou qualquer outro fenômeno conhecido”.

Em outro documento, um homem relatou que observou quatro luzes brancas e verdes estáticas maiores que as estrelas enquanto descia para pousar em Porto Alegre (RS). De acordo com o piloto, as luzes desapareciam e retornavam em posições diferentes.

Em agosto do ano passado, um condutor de uma aeronave alegou ter presenciado dois pontos luminosos de coloração amarelada sobrevoando Belém (PA). “As descrições feitas pelo piloto e copiloto são idênticas. Ambos disseram que não parecia tratar-se de um satélite pois estaria orbitando a cidade”, anotou o documento.

Ainda no registro, está escrito que a informação foi checada com o ACC (Centro de Controle de Área), que disse não ter conhecimento de nenhuma aeronave orbitando Belém.

Outros relatos do ano passado incluem a movimentação aleatória de luzes nos céus do Mato Grosso. No registro, um piloto alega que viu três pontos luminosos de coloração branca indo em direções horizontais e verticais. No campo de observações, está anotado que o caso é similar a outro reportado em Porto Alegre.

Apesar de inúmeros avistamentos de OVNIs terem sido registrados ao longo dos anos no Brasil, não existe qualquer comprovação de que tais objetos seriam consequência de seres extraterrestres, podendo se tratar de satélites, drones, estrelas ou fenômenos naturais.