Polícia dos EUA faz operação contra traficantes e médicos que teriam ajudado o ator a comprar a cetamina, droga que causou sua morte.Cinco pessoas foram indiciadas e ao menos uma foi presa no âmbito das investigaçõessobre a morte do ator Matthew Perry, segundo informou a mídia americana nesta quinta-feira (15/08).

O DEA, agência de repressão e controle de narcóticos dos EUA, e a polícia de Los Angeles apuram como Perry, que morreu em outubro do ano passado por overdose de cetamina, teve acesso a grandes quantidades do medicamento controlado, que funciona como um sedativo.

Segundo o canal ABC News, dois médicos estão entre os acusados de conspiração para distribuir a droga. Um deles foi preso. As autoridades alegam que os profissionais seriam as fontes iniciais de suprimento da substância, mas Perry teria adquirido maiores quantidades de uma traficante conhecida como a “Rainha da Cetamina de Los Angeles”.

A polícia também apreendeu computadores, telefones e outros equipamentos eletrônicos, além de mensagens de texto que discutiam o que estava sendo feito para Perry obter a droga, bem como quanto ele pagaria por ela, de acordo com o site de notícias TMZ. Uma coletiva de imprensa deve acontecer ainda nesta quinta-feira para revelar mais detalhes da operação.

Investigações

Perry morreu aos 54 anos de idade em outubro de 2023 devido aos “efeitos agudos” da cetamina, além de outros fatores que fizeram o ator perder a consciência e se afogar em sua banheira de hidromassagem. Segundo a autópsia, a overdose do ator de “Friends” foi acidental e não há suspeita de homicídio.

A cetamina funciona como um anestésico de ação curta, e há experiências de seu uso no combate à depressão, mas a substância também tem propriedades alucinógenas.

Segundo amigos do ator, ele estava tomando uma terapia experimental de infusão da droga para tratar ansiedade e depressão. No entanto, a dose de cetamina que causou a morte de Perry não estava relacionada com a terapia, e somente é utilizada de forma monitorada em pacientes que precisam de anestesia geral para cirurgias.

As causas secundárias da morte foram afogamento, doença arterial coronariana e os efeitos da buprenorfina, usada para tratar o transtorno por uso de opióides.

Perry reconheceu publicamente que enfrentou décadas de abuso de drogas e álcool, inclusive durante os anos em que estrelou o personagem Chandler Bing no seriado de sucesso dos anos 90, Friends. Ele afirmara que estava sóbrio por 19 meses, sem recaídas conhecidas antes de sua morte, de acordo com entrevistas à época.

gq (reuters, afp, ots)