Você já enfrentou os sintomas de uma ressaca? A ciência desvendou as três razões para que algumas pessoas sintam, por exemplo, dores de cabeça, enjoos e até diarreia no dia seguinte a uma noite de bebedeira.

Primeiro: rins superestimulados. O álcool faz com que eles produzam muita urina. Então, embora pareça contraintuitivo, quanto mais você bebeu na noite passada, mais desidratado você ficou. E a desidratação leva a dores de cabeça.

Segundo: você sobrecarregou seu fígado. Ele estava tão ocupado lidando com todas aquelas bebidas que não teve tempo para realizar outra função importante: repor o nível de açúcar no sangue. E você piorou as coisas dançando metade da noite. Isso fez com que seus níveis de açúcar no sangue caíssem ainda mais. Isso leva a tonturas e sensação de que o ambiente está girando.

Terceiro: quando suas enzimas intensificaram sua atividade para processar toda a bebida, elas primeiro a transformaram em um subproduto chamado acetaldeído. Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que ele faz você se sentir tão mal. Mas o acetaldeído é tóxico e cancerígeno, então não deveria ser uma surpresa.