18/09/2024 - 16:14
Um implante cerebral desenvolvido pela empresa Synchron permite que pessoas com paralisia utilizem aparelhos digitais apenas com o pensamento. Na segunda-feira, 16, a companhia anunciou que um homem com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) identificado apenas como Mark, de 64 anos, participou de um ensaio clínico e foi capaz de utilizar uma Alexa, da Amazon, com o equipamento. As informações são do “Wired”.
+ Interface cerebral permite que homem volte a falar; entenda
+ Como a inteligência artificial deve evoluir em 2024
A ELA é uma condição degenerativa que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal, causando o controle dos músculos ao longo do tempo. Mark possui uma mobilidade limitada e consegue andar e falar, mas não pode mover as mãos e braços.
A Synchron desenvolve uma ICC (Interface Cérebro-Computador) que decodifica os sinais do cérebro e permite o controle de aparelhos digitais apenas pelo pensamento. Na segunda-feira, a empresa revelou que o equipamento poderia ser usado em uma Alexa e Mark foi o primeiro a conseguir tal feito.
Pesquisadores estudam ICCs há décadas, mas nenhum equipamento nunca recebeu autorização e regulamentação para ser vendido. O aparelho já foi testado em seis pessoas nos EUA e quatro na Austrália como parte de estudos preliminares conduzidos pela Synchron. A Neuralink, de Elon Musk, também atua no ramo.
De acordo com a companhia, Mark foi capaz de utilizar, além de uma Alexa, um iPhone, iPad e computador, conseguindo navegar na internet e escrever e-mails apenas com o pensamento.
O ICC é composto pelo que se assemelha a um stent de malha com eletrodos pontilhados que coletam os dados cerebrais. Ao invés de ser inserido diretamente no cérebro, o equipamento é colocado na veia jugular em um procedimento minimamente invasivo e empurrado por um cirurgião até encostar no córtex motor.
A integração com a Amazon permite que o paciente utilize, além da assistente virtual, um tablet que controla as luzes de sua casa, tocar música, assistir vídeos e TV, ler livros, fazer compras e chamadas de vídeo, além de controlar um circuito de câmeras de segurança.
“É emocionante e libertador manter minha independência”, pontuou Mark, acrescentando que, em alguns dias, a depender de seu emocional, é difícil utilizar os equipamentos, mas o layout do tablet da Amazon é simples de se interagir. Os aparelhos são ligados ao homem por bluetooth. O ICC de Mark também foi conectado ao ChatGPT e ao Apple Vision Pro, um aparelho de realidade virtual.