Um fenômeno astronômico vai acontecer na próxima semana e promete encantar os observadores. Um eclipse anular do Sol está previsto para acontecer na quarta-feira, 2, e vai poder ser visto parcialmente em parte das regiões sudeste, centro-oeste e toda a região sul do Brasil.

Também conhecido como “Anel de Fogo”, o eclipse anular do Sol acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas não cobre totalmente a estrela de fogo, criando um efeito de “anel de fogo”.

+ Superlua e eclipse parcial ocorrem juntos nesta terça; entenda fenômenos

Em outubro de 2023, ocorreu um eclipse anular do Sol, que pôde ser visto em grande parte do Brasil.

Segundo a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI), Dra. Josina Nascimento, a frequência de eclipses do Sol é, em média, de duas vezes por ano.

Os eclipses lunar e solar costumam acontecer em sequência, em razão da inclinação da órbita da Lua em relação à Terra. O último fenômeno lunar registrado aconteceu na noite de 17 para 18 de setembro.

Onde observar o eclipse

De acordo com o Observatório Nacional, a população que quer observar o evento deve olhar para o oeste, direção onde ocorre o pôr do Sol.

O site “Time and Date” indicou os estados brasileiros que poderão apreciar o fenômeno parcialmente, confira:

O horário para observar o eclipse varia de acordo com o Estado Fonte: Time and Zone
O horário para observar o eclipse varia de acordo com o Estado Fonte: Time and Zone 

A astrônoma faz alerta para cuidados necessários para assistir o evento: “Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos (…)”.

O eclipse anular do Sol poderá ser observado totalmente no norte da Ilha da Páscoa, na Região de Aysén, no Chile, e na Província de Santa Cruz, na Argentina.

+ Eclipse solar total deve deixar de existir; entenda