Um eclipse solar anular ocorrerá nesta quarta-feira, 2, e estará visível parcialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas não cobre totalmente a estrela. O evento poderá ser observado ao olhar para a direção oeste.

O fenômeno também é conhecido como “Anel de Fogo”, já que o satélite natural da Terra não cobre totalmente a estrela, gerando um formato de luz circular. Um evento similar pôde ser visto em outubro de 2023 em grande parte do Brasil.

+ Eclipse solar total deve deixar de existir; entenda

+ Por que eclipse solar, para os Maias, estava ligado até a sacrifícios humanos?

O evento astronômico poderá ser visto totalmente no norte da Ilha de Páscoa, na região de Aysén, no Chile, e na província de Santa Cruz, na Argentina.

Segundo o Observatório Nacional, interessados em ver o fenômeno no Brasil devem olhar na direção oeste, a mesma do pôr do Sol. Entretanto, a entidade recomenda que sejam tomados os cuidados necessários para a observação.

De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, em hipótese alguma deve se olhar diretamente para o Sol. “Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra danos”, apontou a especialista, sugerindo o uso de óculos especiais para observação e vidros de soldador 14.

Confira horários em que o eclipse solar anular será visível no Brasil:

O horário para observar o eclipse varia de acordo com o Estado Fonte: Time and Zone
O horário para observar o eclipse varia de acordo com o Estado (Crédito: Time and Zone)

Além disso, a partir das 12h30, o Observatório Nacional irá realizar uma transmissão ao vivo mostrando o fenômeno por meio do programa “O Céu em sua Casa: observação remota”. A live pode ser conferida neste link.

Conforme Josina Nascimento, fenômenos como este acontecem em média duas vezes ao ano e costumeiramente ocorrem na sequência de um eclipse lunar, por conta da inclinação da órbita da Lua em relação à Terra.