A Prefeitura de São Paulo divulgou nessa segunda-feira, 14, que itens arqueológicos foram encontrados durante escavações em uma obra da nova alça sul de acesso à Marginal Tietê. Apurações feitas pela TV Globo indicaram que os objetos devem fazer parte de uma locomotiva a vapor do século XIX. Parte do terreno foi isolado e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi prontamente acionado depois da descoberta.

“Uma parte do terreno foi isolada e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), acionado. O projeto de salvamento arqueológico já foi protocolado pela SP Obras. Até o momento, o achado não interferiu nas obras da alça sul”, diz informação dada em nota enviada pela gestão municipal.

O Iphan também confirmou em nota que “foi comunicado pela empresa de arqueologia contratada pelo empreendedor responsável pelas Obras de Implantação da Nova Ligação Viária Pirituba-Lapa de que, no dia 16 de julho de 2024, foram encontradas estruturas como vestígios de locomotivas, vagões e caldeiras ligados à história ferroviária do bairro da Lapa e ao centro de manutenção e reparo ferroviário existente no local desde o final do século XIX, conforme estimativa preliminar”.

O comunicado frisa ainda que “Não é possível informar se o material será retirado, pois isso depende da continuidade das pesquisas no local pela empresa de arqueologia que realiza o acompanhamento arqueológico. O material identificado poderá ser objeto de um estudo mais detalhado, confirmando ou não essa datação.”

A nova alça sul de acesso pretende ligar Pirituba à Lapa, no Oeste da capital paulista.