Nessa quarta-feira, 16, foi anunciado durante o Congresso Internacional de Astronáutica 2024 em Milão, na Itália, casa da moda, que a veste da missão Artemis 3 será feita em colaboração entre a Axiom Space e a Prada. A missão está planejada para ocorrer em 2026 e a nova versão da vestimenta busca ter mais flexibilidade, eficiência e segurança.

“Superar nossos limites é um dos valores que melhor refletem o espírito da Prada. É o primeiro passo na colaboração com a Axiom Space”, disse Lorenzo Bertelli, diretor de marketing da Prada.

“Estamos testemunhando o início de uma nova era, como a internet foi na década de 1980. Hoje, o acesso ao espaço ainda é algo para poucos, mas assim como na computação, em alguns anos os preços cairão. Todos devem se deliciar com a beleza de uma aventura.”, completou ele durante o anúncio.

A fala de Bertelli se refere ao Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU), o design colaborativo do traje espacial da grife com a startup, que será usado na missão Artemis 3 da NASA à Lua. O AxEMU é, na verdade, uma evolução da Unidade de Mobilidade Extraveicular de Exploração da NASA – será usado para atividades tanto fora da Estação Espacial Internacional como para trabalhos em órbita baixa na Terra.

A Prada promete que terá vários tamanhos para abranger a maior quantidade de fisionomias diferentes. O traje será equipado com vários sistemas tecnológicos – incluindo um diagnóstico integrado, sistema de remoção de dióxido de carbono regenerável e uma tecnologia de resfriamento. Russell Ralston, vice-presidente executivo de atividades extraveiculares da Axiom Space, destacou que o capacete e a viseira terão revestimentos avançados que otimizam a visibilidade, além de luvas feitas sob medida que apresentam uma série de melhorias em relação às usadas em missões anteriores.

Na parte do visual as mangas do AxEMU ostentam duas linhas vermelhas, sinal claro e reconhecível da grife italiana. As equipes de design e desenvolvimento de produtos da Prada e parte da equipe da Axiom Space trabalharam em conjunto para sugestões de materiais, soluções que protegerão os astronautas dos desafios de um ambiente lunar hostil e possivelmente irão inspirar futuras explorações extra atmosféricas.

Em 2022, foi feito o primeiro acordo envolvendo o pedido do AxEMU, calculado em US$ 228 milhões. A Axiom Space se beneficiou do acordo público-privado com a NASA para reunir especialistas de diversas áreas e pedir seu apoio no design e desenvolvimento, fazendo a proposta para a grife italiana.

Embora não esteja totalmente pronto, o presidente da empresa, Matt Ondler, prometeu: “Estará pronto para Artemis III — até o momento programado para 2026, embora nem mesmo a NASA descarte um adiamento para 2028. Nosso objetivo será usá-lo em nossa estação comercial, mas também em missões lunares após o próximo pouso lunar.”

A roupa já passou por diversos testes de aprovação, mas entrará em estágio final de desenvolvimento só no próximo ano – ainda faltam análises de reação, como viagens no NBL e testes com os protótipos do Veículo de Terreno Lunar Artemis.