A maior espaçonave do mundo, a Starship da SpaceX, empresa do magnata Elon Musk, está marcada para ser lançada pela sexta vez em um voo teste na noite desta terça-feira, 19, às 19h do horário de Brasília (DF), partindo da Starbase, em Boca Chica, no Texas (EUA). A manobra não tripulada será transmitida ao vivo.

O lançamento estava inicialmente previsto para a segunda-feira, 18, mas foi adiado para o dia seguinte.

De acordo com a SpaceX, o sexto voo irá realizar testes similares aos feitos durante o quinto lançamento, ocorrido em 13 de outubro. A ideia é que o propulsor Super Heavy, a parte de baixo da estrutura que compõe a espaçonave, consiga retornar para a plataforma da Starbase enquanto a cápsula da Starship deverá pousar no Oceano Índico.

+ Missão da SpaceX para resgatar astronautas ‘presos no espaço’ chega à Estação Espacial Internacional

+ Missão da SpaceX alcança maior órbita ao redor da Terra e quebra recorde da Nasa

Confira o retorno do Super Heavy no quinto voo de testes da Starship:

Segundo a companhia, o intuito do próximo voo é “expandir o envelope de capacidades da espaçonave e dos propulsores e chegar mais perto de trazer a reutilização de todo o sistema online”.

Conforme a SpaceX, o Super Heavy só retornará para a Starbase caso haja condições favoráveis. “Não aceitamos concessões quando se trata de garantir a segurança do público e da nossa equipe”, pontuou a empresa. Se a situação não for adequada, o propulsor irá pousar no Golfo do México.

O site “Space” apontou que a cápsula da Starship pousará no Oceano Índico uma hora e cinco minutos após decolar. O horário de lançamento foi definido à tarde pela SpaceX para que a aterrissagem da estrutura no mar ocorra durante o dia, permitindo melhores observações.

A diferença do sexto voo em comparação aos demais é que a cápsula tentará ativar um de seus motores Raptor no espaço.