A Nasa, agência espacial americana, divulgou no dia 14 de novembro que dará 45 mil dólares (cerca de R$ 260,9 mil) como premiação para quem conseguir elaborar o melhor projeto para resgate de astronautas na Lua. O desafio, intitulado de South Pole Safety, pretende estabelecer uma maneira de garantir a segurança de equipes da Artemis III, missão que levará pessoas ao satélite natural pela primeira vez após mais de 50 anos.

+ EUA adia de 2025 para 2026 planos para voltar a levar astronautas à Lua

+ Artemis III: Nasa revela protótipo de traje para os astronautas da missão lunar

De acordo com a agência espacial americana, a possibilidade de um astronauta se ferir e ficar incapacitado durante uma missão no ambiente inóspito da Lua é uma das preocupações que antecipam a Artemis III.

Segundo a Nasa, a superfície lunar é repleta de rochas que variam de 15 centímetros a 20 metros de diâmetro e crateras que vão de um a 30 metros de largura, algo que dificulta a navegação no satélite. Ainda, a baixa iluminação, temperaturas extremas e a disponibilidade de apenas uma outra pessoa complicam o resgate de um astronauta.

A maior preocupação da agência espacial americana é com EVAs (Atividades Extraveiculares). “Se um membro da equipe ficar incapacitado durante uma missão, a capacidade de devolvê-lo com segurança e rapidez ao sistema de pouso é essencial”, pontuou a Nasa.

Para realizar o resgate de um astronauta, a agência propôs um desafio em que os competidores devem elaborar o design de um equipamento que:

  • Tenha baixa massa;
  • Seja fácil de manusear por apenas uma pessoa;
  • Possa carregar ao menos 343 quilogramas;
  • Consiga operar independente de um rover lunar;
  • Permita que o astronauta tenha capacidade de andar por distâncias de até dois quilômetros e inclinações de até 20 graus carregando o companheiro ferido.

A data de abertura para envio dos projetos foi em 14 de novembro e até o dia 25 de janeiro de 2025 os participantes do desafio podem encaminhar os designs à Nasa. Os competidores tem a possibilidade de participar individualmente ou em equipes e o prêmio de 45 mil dólares será dividido entre as cinco melhores propostas apresentadas.

A participação está aberta para quem tiver 18 anos ou mais e pertença a qualquer país, desde que não resida em locais que sofrem sanções dos EUA. Os ganhadores serão determinados por uma equipe de especialistas.

Para participar, basta acessar o site HeroX neste link.