28/11/2024 - 16:47
Novas amostras fossilizadas de fezes e vômito descobertas na Polônia permitiram a reconstrução de como os dinossauros dominaram a Terra há milhões de anos atrás. Os pesquisadores ainda não têm completa certeza sobre como se deu o processo de ascensão das criaturas extintas – pode ter acontecido por habilidade, clima ou uma combinação das características. Porém, as novidades da área confirmaram que “não foi algo repentino”.
O estudo publicado na quarta-feira, 27, na revista Nature, divulgou a análise de mais de centenas de excrementos de dinossauros – a investigação teve o intuito de reconstruir a cadeia alimentar da época.
Martin Qvarnström, coautor do estudo e especialista da Universidade de Uppsala, explicou que os primeiros dinossauros eram empreendedores e comiam tudo o que podiam, incluindo peixes, insetos e plantas – além de se adaptarem rapidamente às mudanças no ambiente. Eles também encontraram escamas de peixe, pedaços de insetos e fragmentos de ossos junto dos excrementos.
Os autores explicam que, como as investigações se centraram apenas nos fósseis poloneses, eles gostariam de ampliar as confirmações em outros exemplares do resto do mundo – para que um padrão seja estabelecido.
“Não é incomum que cientistas estudem matéria fecal antiga para entender criaturas do passado, mas fezes fossilizadas podem se assemelhar a bolhas ou pedaços de rocha, e elas nem sempre são encontradas perto de fósseis do animal que as fez — o que torna difícil para os cientistas saberem de onde elas vieram”, explicou Emma Dunne, paleobióloga da Universidade de Erlangen-Nuremberg.