Gandhi era amigo de Hitler? A resposta é não. Mas quem lê as cartas que ele enviou ao ditador nazista pode até ter suas dúvidas. Isso porque Gandhi começa as duas cartas chamando Hitler de “querido amigo”.

https://youtube.com/shorts/HeRe-QLd–s?si=JDY6mmp42ZpHc9Gp

Mas a real intenção do líder da independência indiana era clara: pedir que o então déspota da Alemanha desse um basta nas hostilidades antes que elas terminassem em guerra.  Tanto é que ele escreveu a primeira carta pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Por insistência dos amigos (no caso, os de verdade), como ele deixa claro nesse trecho aqui: “Amigos têm me pedido para te escrever pelo bem da humanidade.”

No começo, Gandhi não deu muita bola, mas reconsiderou os pedidos quando viu o aumento das tensões na Europa por conta da expansão agressiva da Alemanha nazista.

Foi aí que ele resolveu mandar o textão em que dizia que Hitler era a única pessoa no mundo que poderia evitar uma guerra que reduzisse a humanidade a um “estado selvagem”, e perguntava: “Você ouvirá o apelo de alguém que deliberadamente rejeitou o método da guerra, não sem considerável sucesso?”

No fim das contas, Hitler nunca ouviu apelo algum, já que o governo colonial britânico não permitiu o envio de nenhuma das cartas. Mas será que elas poderiam ter mudado o curso da humanidade? Fica a reflexão.