27/12/2024 - 8:53
Em escavações no centro da cidade de Alkmaar, na Holanda, arqueólogos encontraram dois itens extremamente raros que ajudam a explicar a forma de vida do século quinze.
+Nome define o rosto de uma pessoa ao longo do tempo, conclui estudo
Foram encontrados um tamanco de bétula e um medidor de grãos em uma fossa que esteve em uso entre 1450 e 1558. Segundo avaliam os arqueólogos, as fossas são uma espécie de capsula do tempo pois na época todas as casas tinham fossas que funcionavam como banheiro onde também era depositado o lixo doméstico.
Em entrevista a um site local, Nu.nl, a arqueóloga que participou das escavações e ajudou a encontrar os objetos explicou que o tamanco de madeira encontrado é especial por vários motivos. Por exemplo, poucos tamancos são encontrados durante escavações arqueológicas.
“Apenas 44 tamancos foram encontrados na história da Holanda e da Bélgica. A maioria muito menos antiga e em condições inferiores. A maioria dos tamancos encontrados é grosseiro. Mas este é elegante e tem salto duplo: uma espécie de tamanco da cidade. Além disso, um tamanco de bétula nunca foi encontrado antes”, conta a arqueóloga.
Embora o tamanco seja o que mais agrada à imaginação, De Jong diz que o medidor de grãos é ainda mais especial. Em toda a Bélgica e nos Países Baixos, apenas foram encontrados cinco fragmentos de medidas de cereais. “Nós realmente só os conhecemos por imagens históricas. Este é o primeiro que está quase completo”, explica.