Uma equipe de cientistas encontrou fósseis inéditos de 280 milhões de anos durante escavações em uma ilha espanhola. De acordo com as análises iniciais do artigo, o animal milenar teria sido o parente em comum de todos os outros mamíferos modernos.

O animal ainda não possui um nome específico, mas seu grupo evolutivo foi identificado como gorgonopsídeos. Os fósseis descobertos incluem fragmentos de crânio, vértebras, costelas e um fêmur bem preservado.

Simulações do estudo sugerem que ele fazia parte de um grupo de animais com quatro patas e aparência ligeiramente reptiliana – os restos do antigo predador dente-de-sabre indicam que sua família era vagamente parecida com um cachorro.

“Se você visse esse animal andando pela rua, ele se pareceria um pouco com um cachorro de médio porte, talvez do tamanho de um husky”, comentou Ken Angielczyk, coautor e paleobiólogo do Field Museum em Chicago, em comunicado.

A presença dos dentes e a reconstrução de quase uma perna completa fez os especialistas apontarem que ele sobrevivia de uma dieta carnívora, e sua forma de locomoção era intermediária entre os mamíferos e os répteis.

As sobras foram recuperadas em um sítio em Banyalbufar, Mallorca, e as análises publicadas na revista Nature Communications. A localização dos fósseis também surpreendeu os escavadores, já que os outros indícios dos gorgonopsídeos surgiram anteriormente em cidades da Rússia e da África do Sul.