Uma nova pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, revelou que o uso regular do fio dental reduz o risco de AVC. A análise aponta que os riscos de ocorrência por acúmulos sanguíneos do coração e batimentos cardíacos irregulares podem diminuir drasticamente com a prática cotidiana.

A investigação, que durou cerca de 25 anos, descobriu que a ameaça caiu em 22% para acidentes isquêmicos, 44% em casos cardio-embólicos e 12% em fibrilação atrial.

“Os comportamentos de saúde bucal estão ligados à inflamação e ao endurecimento das artérias. O uso do fio dental pode reduzir o risco de derrame ao diminuir infecções e inflamações orais e incentivar outros hábitos saudáveis”, completou o Souvik Sen, professor e pesquisador da universidade.

Além de auxiliar na saúde neurológica, a ação tem papel central na prevenção de cáries e diversas doenças periodontais.

Os autores ressaltam que, ao contrário de outros tratamentos dentários, este não envolve nenhum custo absurdo ou longos períodos de tempo. Os pesquisadores pretendem apresentar as descobertas na Conferência Internacional sobre AVC da American Stroke Association, em Los Angeles, EUA, na próxima semana.