O peixe ‘diabo negro’ (Melanocetus johnsonii) foi avistado na superfície pela primeira vez na costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha. Uma equipe de biólogos foi responsável pelo avistamento do animal de águas profundas no dia 26 de janeiro de 2025.

O vídeo feito pela ONG Condrik Tenerife foi postado em seu perfil nas redes sociais chamando a atenção de internautas curiosos. Segundo os especialistas, o flagra foi considerado histórico e incomum para a espécie, já que seus membros normalmente habitam regiões entre 200 e 2 mil metros de profundidade.

O peixe é conhecido por seu apêndice dorsal composto por bactérias simbióticas bioluminescentes – similares ao do monstro do curta “Procurando o Nemo”.

Na legenda da publicação, os pesquisadores disseram que a origem do animal ainda é incerta. “Pode ser devido a uma doença, uma corrente de ar ascendente, fuga de um predador, etc.”, explicaram.

O animal acabou não sobrevivendo às condições do novo ambiente, sendo transportado para o Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA) de Santa Cruz de Tenerife. O time tem a intenção de estudar a amostra e aprofundar seus conhecimentos sobre o modo de vida, decomposição e comportamento do grupo.

Confira o vídeo do peixe “diabo negro”:

Instagram will load in the frontend.