O planeta vermelho, Marte, possui quatro estações determinadas durante o ano, assim como a Terra. Com o fim da última temporada, em 12 de novembro de 2024, o corpo celeste abriu a fase da nova primavera.

Essa época do ano marciano é marcada por diversos eventos explosivos e possíveis avalanches. Pensando nisso, a Nasa fez uma coleção de imagens de primaveras anteriores e ilustrações de fenômenos que devem acontecer nas próximas semanas – todas as fotos foram capturadas ou criadas pelo Mars Orbiter da agência espacial norte-americana.

“Graças ao Mars Reconnaissance Orbiter, que observa Marte há quase 20 anos, conseguimos capturar cenas dramáticas como essas”, diz Selina Diniega, que estuda a superfície do planeta no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), ao site WIRED.

Os especialistas indicam que a melhor época para observar as grandes mudanças no terreno será em dezembro de 2025, data em que elas estarão mais evidentes. Os ventos fortes tendem a alterar o posicionamento das clássicas dunas e de suas calotas polares.

Confira as imagens da tecnologia da Nasa:

 

Dunas de areia em Marte, cercadas por geada, em setembro de 2022 Foto: NASA/JPL-CALTECH/UNIVERSIDADE DO ARIZONA
Imagem de uma sonda antiga, de 1996 tirada pela tecnologia da Nasa Foto: NASA/JPL-CALTECH/MSSS
Alterações no relevo do planeta em 2015. Foto: NASA/JPL-CALTECH/UNIVERSIDADE DO ARIZONA
Gêiseres explosivos de Marte Foto: NASA/JPL-CALTECH/UNIVERSIDADE DO ARIZONA
Possível avalanche marciana anual Foto: NASA/JPL-CALTECH/UNIVERSIDADE DO ARIZONA

“Como vimos, o início da primavera em Marte é muito ativo. Você poderia até dizer ‘explosivo’. Imagino que seria muito barulhento, com coisas estalando e explodindo”, completa Diniega.