24/02/2025 - 13:26
Uma dupla de caçadores de tesouros relatou ter encontrado uma espada romana de aproximadamente dois mil anos no Planalto de Cracóvia-Czestochowa, na Polônia, em janeiro. Os detectores que fizeram o achado, Rafal Proszowski e Mariusz Lampa, da Associação Inventum, apontaram que a descoberta é “de grande importância histórica”.
De acordo com a “National Geographic”, os dois procuravam por artefatos da Segunda Guerra Mundial com um detector de metais quando se depararam com a espada romana. Conforme análises preliminares, o item representa uma prova da presença da cultura Przeworsk, conhecidos como “Vândalos”, na região durante a antiguidade.
+ Espada lendária de 1.300 anos desaparece misteriosamente e deixa cidade atônita
+ Arqueólogos encontram espada de bronze de 3.200 anos com nome do faraó Ramsés II no Egito
Conforme a dupla, a espada estava dividida em três pedaços quando foi encontrada, o que sugere que pode ter sido utilizada em um ritual fúnebre. O equipamento, uma “espata” de dois gumes, era uma arma característica da cavalaria romana.
À “PAP” (Agência de Imprensa Polaca – em tradução), Mariusz Wludarsz, representante da Inventum, afirmou que os caçadores não esperavam encontrar a espata. “Foi um acidente de sorte”, pontuou.
Além da arma romana, Lampa e Proszowski também acharam um machado medieval e esporas “perfeitamente preservadas”. Todos os equipamentos foram encaminhados ao Museu de Czestochowa.
“Esta descoberta lança uma nova luz sobre a história da região. […] Agora, aguardamos a atualização da nossa licença e a possibilidade de mais buscas e talvez cooperação em estudos arqueológicos no local”, declarou a Inventum em uma publicação nas redes sociais.