Designers de todas as partes do mundo poderão participar de um concurso lançado pela NASA, que busca encontrar um novo mascote de pelúcia para a missão Artemis II – expedição marcada para 2026 com o objetivo de entrar na órbita lunar.

Essa será a primeira missão tripulada a orbitar a Lua desde Apollo 17, nos anos 1970. Empreitadas espaciais desse tipo costumam ser acompanhadas de um Indicador de Gravidade Zero (ZGI), que são pequenos objetos levados na nave para mostrar o momento de saída da órbita terrestre, quando não há mais gravidade.

Em resumo, os itens levados como ZGI começam a flutuar dentro da nave e, com isso, os astronautas podem identificar quando já estão no espaço. É muito comum a utilização de pequenas pelúcias como indicadores gravitacionais, já que são objetos pequenos e carismáticos.

Com isso em mente, a NASA quer encontrar o design ideal para fabricar um mascote de pelúcia personalizado, que acompanhará a nave Orion em sua missão lunar. O concurso promete um prêmio de US$ 1.225 (cerca de R$ 7.215) para o indivíduo ou equipe que desenhar o melhor modelo de ZGI.

As inscrições foram abertas no dia 7 de março e vão até 27 de abril de 2025.

Segundo a própria empresa, o ZGI deve:

-Ser original

-Ser relevante para o público global, representando a humanidade

-Ser significativo para a missão Artemis II e para os astronautas

-Caber em uma caixa quadrada de 15,25 cm

-Não exceder o preso de 0,34 kg

Veja aqui mais informações sobre a participação

Para servir de exemplo, a Artemis I, realizada em 2022, também contou com um mascote Indicador de Gravidade Zero: a missão não foi tripulada por humanos, apenas por uma pelúcia do personagem Snoopy. Ela serviu para mostrar a perda gravitacional da saída da órbita terrestre e flutuou dentro da nave.