O Telescópio Espacial James Webb (JWST), da Nasa, encontrou indícios da existência de um novo exoplaneta – ou seja, um planeta de fora do nosso Sistema Solar. Ele estaria a apenas a quatro anos-luz de distância, orbitando Alpha Centauri A, a estrela semelhante ao Sol mais próxima da Terra.

Para capturar uma imagem do astro, a equipe de pesquisadores teve que usar o Infravermelho Médio (MIRI) do telescópio, de modo a diminuir o brilho das estrelas e permitir a visualização de objetos mais tênues.

O exoplaneta vive na zona habitável da Alfa Centauri A, região onde a temperatura permite a existência de água líquida. Apesar disso, o astro é um gigante gasoso, o que tornaria impossível a presença da vida como a conhecemos.

+ Pequeno exoplaneta é descoberto orbitando estrela próxima ao Sistema Solar

+ ‘Super Terra’ tem órbita que mantém planeta entrando e saindo da zona habitável

Se for oficializado como planeta, ele seria o mais próximo de sua estrela hospedeira já fotografado. Seria também o primeiro planeta fotografado em torno de uma estrela com idade e temperatura semelhantes às do Sol.

“Com esse sistema tão próximo de nós, qualquer exoplaneta encontrado nos ofereceria a melhor oportunidade de coletar dados sobre sistemas planetários diferentes do nosso”, disse Charles Beichman, diretor executivo do Instituto de Ciência de Exoplanetas da NASA no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e cientista sênior no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, em um comunicado.

Vale lembrar que o sistema Alpha Centauri já possui dois exoplanetas confirmados, ambos orbitando a estrela anã vermelha Proxima Centauri.

“A própria existência [do planeta] em um sistema de duas estrelas próximas desafiaria nossa compreensão de como os planetas se formam, sobrevivem e evoluem em ambientes caóticos”, disse Aniket Sanghi, estudante de pós-graduação do Caltech que participou da pesquisa com Beichman.