01/01/2010 - 0:00
Fórum Mundial Urbano
O Quinto Fórum Mundial Urbano: Direito à Cidade – Superando a Exclusão Urbana, organizado pela ONU, acontecerá no Rio de Janeiro, entre 22 e 26 de março. O objetivo do evento é examinar um dos grandes problemas que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e o seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudança climática e políticas públicas. Entre outros, o fórum reunirá líderes de governo, diplomatas, membros de associações governamentais, ONGs e moradores de favelas, todos unidos pela construção de cidades melhores.
Mais informações: http://is.gd/5ikJ2
“Igual a você”
A ONU lançou em novembro, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, a campanha “Igual a você” contra o estigma e o preconceito no Brasil. A iniciativa dá voz e notoriedade aos direitos humanos de estudantes, gays, lésbicas, pessoas vivendo com HIV, população negra, profissionais do sexo, refugiados, transexuais e travestis e usuários de drogas.
Durante a cerimônia, as agências da ONU apresentaram um panorama da realidade de cada uma dessas populações, e foram apresentados os dez filmes de 30 segundos que integram a campanha. Os filmes já estão disponíveis para veiculação em emissoras de televisão de todo o País desde o dia 16 de novembro. Os vídeos receberam também versões legendadas em inglês e espanhol, para possibilitar a disseminação internacional.
“Igual a Você” dá voz e visibilidade aos direitos humanos das populaçõesalvo da campanha. E surge como uma iniciativa contra as violações de direitos humanos e desigualdades, especialmente nas áreas da saúde, educação, emprego, segurança e convivência. Trata-se de uma oportunidade de sensibilização da sociedade brasileira para o respeito às diferenças, que caracterizam cada um dos grupos sociais inseridos na campanha, reafirmando a igualdade de direitos.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma das facetas do racismo em nosso país se revela na remuneração média da população brasileira: homens brancos (R$ 1.200), mulheres brancas (R$ 700), homens negros (R$ 600) e mulheres negras (R$ 400).
O ambiente escolar também é outro local de resistência à diversidade. Segundo pesquisa de maio de 2009 realizada em 500 escolas públicas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 55% a 72% dos estudantes, professores, diretores e profissionais de educação demonstram resistência à diversidade por meio do indicador “distância social”. O maior distanciamento é verificado com relação aos homossexuais (72%).
Para acessar a campanha: www.onu-brasil.org.br ou http://www.youtube.com/user/UNAIDSBr
Mudanças efetivas na educação de adultos
A Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VI) foi encerrada no dia 4 de dezembro com um apelo aos governos para levarem a diante, com senso de urgência, a agenda de educação e aprendizagem de adultos. “Agora é hora de agir, pois o custo da falta de ação é muito alto”, afirma o documento, aprovado no final do evento que reuniu cerca de 1.500 participantes, de 156 países-membros, em Belém do Pará, durante quatro dias.
Ministros, vice-ministros, secretários estaduais de educação e os principais representantes de organizações regionais e multilaterais, sociedade civil e setor privado, além de aprendizes adultos de todo o mundo, debateram um vasto leque de questões, incluindo políticas e governança para educação de adultos, alfabetização como competência básica para a aprendizagem ao longo da vida, garantia de qualidade e avaliação dos resultados de aprendizagem, participação e inclusão e mecanismos de financiamento.
Refletindo o foco principal da conferência – a alfabetização como base da aprendizagem ao longo da vida e parte irrefutável do direto à educação -, o marco de ação de Belém apela para que se “redobrem os esforços a fim de reduzir o analfabetismo em 50% (em relação aos níveis de 2000) até 2015”. Faz um apelo também pelo aumento de recursos financeiros e humanos especializados, da oferta de currículos relevantes, de mecanismos de garantia de qualidade, e uma redução na disparidade de gênero na alfabetização.
Em seu discurso de encerramento da iniciativa, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o objetivo após a Confintea VI seria ir além da meta para 2015, estabelecendo um fundo multilateral e internacional para combater o analfabetismo. “Assim, em 2015 poderemos ter um ano de celebração para toda a comunidade internacional”, disse o ministro.
Mais informações: www.unesco.org/pt/confinteavi
Crise levou nove milhões de pessoas à pobreza
A atual crise financeira que afeta o mundo levou nove milhões de pessoas à situação de pobreza na América Latina em 2009, segundo o relatório da Cepal, o “Panorama Social da América Latina 2009”. No estudo, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe prevê que a pobreza na região aumentou 1,1% e a indigência, 0,8%, em relação a 2008. Dessa forma, as pessoas em situação de pobreza saltou de 180 milhões para 189 milhões em 2009 (34,1% da população) e as pessoas em situação de indigência, de 71 milhões para 76 milhões (13,7% da população).
Estas cifras indicam uma mudança na tendência de redução da pobreza que vinha sendo registrada na região. Os nove milhões de pessoas equivalem a quase um quarto da população que havia superado a pobreza entre 2002 e 2008 (41 milhões de pessoas), graças ao maior crescimento econômico, à expansão do gasto social, ao boom demográfico e às melhorias distributivas. A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, destacou a urgência de a região trabalhar em um novo sistema de proteção social de longo prazo.
Seminário Nacional de Segurança Pública com Cidadania
Em parceria com a Unesco no Brasil, o Ministério da Justiça realizará no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de janeiro, o Seminário Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O evento reunirá autoridades do governo, especialistas e alguns representantes da sociedade civil para fazer um balanço de todas as ações sociais de prevenção à violência.
Mais informações: http://is.gd/5ikYR