01/04/2010 - 0:00
Caatinga devastada
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou em março que foram desmatados, entre 2002 e 2006, 16.576 quilômetros quadrados no bioma Caatinga, o equivalente a mais de 1/3 da área do Espírito Santo. Nesse período, o total devastado subiu de 43,38% para 45,39%. Bahia e Ceará, que desmataram juntos quase 9 mil km2, lideraram a destruição. A produção de carvão e lenha e o avanço de polos agropecuários estão por trás dos cortes.
Serra do Mar em recuperação
Foi iniciada em fevereiro a desocupação dos bairros-cota e de outras áreas de risco na Serra do Mar, em Cubatão (SP). Os primeiros 160 apartamentos entregues pelo governo paulista, situados no município de Praia Grande, foram destinados a famílias oriundas de pontos ameaçados de deslizamento. O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar prevê a remoção de mais de 5 mil famílias e a urbanização de áreas específicas do Parque Estadual da Serra do Mar em São Paulo.
Biotecnologia baixa custo do etanol
A empresa dinamarquesa de biotecnologia Novozymes anunciou em fevereiro a criação de enzimas que permitirão baratear o etanol produzido a partir de resíduos vegetais: o litro sairia por cerca de R$ 1. As enzimas Cellic CTec2 e Cellic HTec2 decompõem a celulose desses restos em açúcares que, fermentados, se tornam etanol. Com isso, o caule e as espigas de milho, a palha do trigo, o bagaço da cana e as lascas de madeira poderão ser convertidos em combustível. A produção em larga escala deverá começar em 2011.
Superturbina eólica
A Noruega planeja construir a mais poderosa turbina eólica do mundo, com 162,5 metros de altura e um diâmetro de rotor de 145 metros. A iniciativa visa a aumentar a lucratividade das onerosas fazendas eólicas instaladas no litoral. O primeiro protótipo, a ser manufaturado pela companhia norueguesa Sway, deverá produzir 10 megawatts, praticamente o triplo das turbinas atualmente em uso. Seu teste inicial será feito em terra firme, em Oeygarden (sudoeste do país), entre 2011 e 2013.
Restauração florestal certificada
O Corredor Ecológico Monte Pascoal – Pau Brasil, na Bahia, é o primeiro projeto brasileiro de restauração florestal a receber o selo Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB), o mais importante certificado internacional para sequestro de carbono. Iniciativa da The Nature Conservancy (TNC), do Instituto BioAtlântica (IBio), da Conservação Internacional (CI-Brasil), do Instituto Cidade, do Grupo Ambiental Natureza Bela, da Associação de Nativos de Caraíva, da Associação Comunitária Beneficente de Nova Caraíva e da Cooperativa de Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia (Cooplantar), o projeto busca restaurar ao menos mil hectares, removendo, em 30 anos, cerca de 360 mil toneladas de CO2 da atmosfera.
Adeus às Galápagos
Uma colônia de leõesmarinhos saiu das Galápagos e se fixou numa ilha na costa peruana, cerca de 1.450 quilômetros a sudeste de seu hábitat original. Segundo a Organização de Pesquisa e Conservação dos Animais Aquáticos, sediada no Peru, é a primeira ocasião registrada em que isso aconteceu. Aproximadamente 30 animais fizeram a longa viagem, explicada pelos cientistas como um efeito da adaptação desses mamíferos ao aquecimento global.
Empresas + verdes
• As lojas Kalunga lançaram em março uma coleção com cinco modelos de sacolas ecológicas que, além de colaborar para a educação ambiental, beneficiará o combate ao câncer infanto-juvenil: 10% do valor de cada item será destinado ao Instituto Ronald McDonald, instituição que atua em prol de crianças e jovens com câncer em todo o País.
• A BMW ganhou o prêmio especial para “Gerenciamento Sustentável de Inovação” do concurso Melhor Inovador 2009, do Ministério da Economia e Tecnologia alemão. A conquista valoriza a estratégia Efficient Dynamics, concentrada em sustentabilidade, que inclui ações para economia de combustível e investimentos em veículos elétricos.
• A Samsung lançou um novo disco rígido de alto desempenho para desktops, o EcoGreenT F3EG. Com capacidade de 2 terabytes, ele armazena até 880 horas de conteúdo audiovisual. Seus componentes demandam menos energia e emitem menos ruídos – comparado a similares, o F3EG consumiu 40% a menos de energia quando ocioso e 10% a menos no modo de leitura.
• A Fundação Cargill e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) vão implantar na zona rural de Porto Velho (RO) uma tecnologia ambiental para tratar o esgoto familiar. A Fossa Séptica Biodigestora, desenvolvida pela Embrapa, transforma o material coletado em adubo orgânico. A ação atenderá cerca de 20 famílias.