27/05/2019 - 10:03
Começa esta semana, a 8ª Mostra Ecofalante de Cinema na cidade de São Paulo com a exibição de 132 filmes, de 32 países, totalmente gratuita. O evento acontece entre os dias 30/05 e 12/06, em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e é considerado o mais importante evento audiovisual dedicado ao tema socioambiental da América do Sul.
Este ano, a mostra propõe uma reflexão e revisão sobre o mundo e a sociedade que se seguiram à grande efervescência cultural dos anos 1960. São 14 obras realizadas entre 1970 a 1984 e assinadas por grandes diretores, como Agnès Varda, Michelangelo Antonioni, Chris Marker, Frederick Wiseman e Glauber Rocha, entre outros. Dois debates estão agendados: “Contracultura e 68” e “Ativismos Emergentes”.
Outro destaque é a homenagem ao diretor brasileiro Silvio Tendler. Serão exibidas 11 das suas obras mais marcantes, incluindo “O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77 min), que estreia no festival. O filme acompanha a luta de caiçaras, quilombolas e indígenas para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.
Sete eixos temáticos são cobertos por 44 títulos, representando obras de 22 diferentes países: cidades, economia, povos & lugares, recursos naturais, saúde (novo), sociobiodiversidade e trabalho. Já a Competição Latino-Americana abriga 24 obras da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.
A Mostra Brasil Manifesto, item novo na programação, traz um conjunto de filmes que constroem um retrato denso e agudo do Brasil. Um dos exemplos mais emblemáticos é o “O Amigo do Rei” (Brasil, 2019, 142 min), que faz sua estréia na Mostra Ecofalante. A obra trata sobre a maior tragédia ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências.
Ainda há espaço para a Sessão Infantil, o concurso Curta Ecofalante, o 2º Seminário de Cinema e Educação e diversos debates, além do novo programa Realidade Virtual. Confira a programação completa no site oficial www.ecofalante.org.br.