Em defesa do ambiente que nos acolhe

Na Índia, um homem veste-se de folhas em apoio à campanha “Muitas Espécies. Um planeta. Um Futuro”, do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. O slogan da campanha em 2010 refletiu a tarefa de salvar e conservar as diferentes formas de vida existentes na Terra.

Cientistas da USP estão desenvolvendo um tecido feito de bagaço de cana que, com a adição de enzimas e fármacos, pode se tornar um potente curativo para queimaduras e ferimentos bucais, por exemplo.

 

Carinho que cura

Um estudo da Universidade da Califórnia comprovou o que muita mãe já sabia: o carinho dado aos filhos faz bem à saúde. O contato com a mãe reduz o estresse; além disso, voluntários que tiveram uma infância mais calorosa possuíam menos marcadores genéticos de inflamação. Segundo os cientistas, o amor materno também reduziria o impacto de uma vida miserável para a criança.

 

 

O poder analgésico da acupuntura

Um estudo publicado em maio na revista Nature Neuroscience mostra que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor em virtude da adenosina, um componente natural com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas produzido pelos tecidos quando as agulhas são introduzidas no corpo. Experimentos envolvendo ratos com dores inflamatórias crônicas revelaram que a acupuntura reduziu muito seus sintomas de desconforto – e tornou os níveis de adenosina 24 vezes maiores do que os normais.

 

Cérebro divide tarefas

Um estudo realizado com 32 voluntários no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Paris, mostrou que o cérebro divide o trabalho entre as partes direita e esquerda. Em uma tarefa simples, os dois lados do órgão atuavam juntos; no caso de duas tarefas simultâneas, a metade direita cuidava da mais importante, enquanto a esquerda mantinha a outra em estado de espera. Quando chegava a vez de executar essa tarefa secundária, ela era assumida pelo lado direito.

 

Morangos no espaço

Pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, obtiveram uma variedade de morango, a Seascape, que cresce mesmo com períodos menores de exposição à luz solar. Embora, com menos luz, haja menos morangos, os frutos que surgem são mais graúdos, o que não afeta o rendimento da planta. Além disso, os pés são pequenos, o que facilita no transporte em naves espaciais.

Um campo magnético de 360 quilômetros de largura foi encontrado na Lua pela sonda indiana Chandrayaan-1. A área já ganha preferência na instalação de uma base lunar, pois esse campo a protegeria da pesada radiação do vento solar. Para comparar, a magnetosfera da Terra envolve todo o planeta.

Abutres africanos ameaçados

Membros da Endangered Wildlife Trust, entidade sul-africana de proteção às espécies ameaçadas, alegam que o abutredo- cabo, endêmico da região, está ameaçado de extinção. O principal motivo é a crença local de que fumar ou comer o cérebro da ave ajuda a prever o futuro – no caso da Copa, os resultados dos jogos, por exemplo. Ambientalistas preveem que, no ritmo em que estão sendo abatidos, os abutres desaparecerão entre 15 e 30 anos.

Cientistas da Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, descobriram que o asteroide 24Themis, a 300 milhões de quilômetros da Terra, está coberto de gelo – algo inédito, uma vez que a água deveria ter vaporizado. A constatação foi feita a partir da análise da radiação refletida pelo astro.

Cuspe corrosivo

O principal inimigo da histórica ponte Howrah, no oeste da Índia, não é o fluxo diário de 60 mil veículos nem as temíveis monções. Estacas-chave que suportam suas vigas-mestras já perderam 50% de suas proteções metálicas em virtude dos ácidos contidos no paan, uma mistura refrescante de folha de bétele (tipo de pimenta), noz de areca e cal hidratada que há milênios os indianos mascam e cospem. As autoridades já pensam em fazer campanhas educativas sobre os efeitos do paan.

 

4%

do nosso DNA veio do homem de Neanderthal, segundo cientistas do Instituto Max Planck, da Alemanha. Eles sequenciaram 60% do genoma dos neandertais, a partir de fósseis achados na Croácia, e o compararam com o genoma do homem moderno.

1,2

metro media cada chifre do dinossauro Coahuilaceratops magnacuerna, cujo crânio foi achado em maio no México. Recorde entre esses répteis, o chifre não era usado contra predadores por esse animal herbívoro; de acordo com os cientistas, sua utilidade básica era atrair parceiras e afastar outros machos da espécie.

825 mil

domicílios franceses já estão certificados ambientalmente e cerca de 1,2 milhão encontram-se em certificação, de acordo com a Qualitel, entidade do país que promove a qualidade e a sustentabilidade na habitação. Em Paris, 70% das unidades construídas estão certificadas.

 

Moais, destaques nas estradas da Ilha de Páscoa

Arqueólogos britânicos disseram em maio que os moais – as esculturas de cabeças humanas da Ilha de Páscoa – tinham uma finalidade espiritual, inclusive os supostamente descartados no interior da ilha. Segundo os cientistas, todos os moais estão perto de plataformas de pedra e ocupariam locais de destaque na rede de estradas da ilha, como parte de avenidas religiosas. O vulcão extinto Rano Raraku, onde os moais eram talhados, não era apenas uma pedreira, mas também um sítio sagrado.

Planeta assado

As lentes do telescópio Hubble flagraram recentemente uma dura amostra de violência cósmica na constelação do Cocheiro, a cerca de 600 anos-luz da Terra: a órbita de um planeta está tão próxima da estrela Wasp-12 que ele tomou a forma de uma bola de rúgbi e está perdendo matéria, atraída pela vizinha. Além disso, sua temperatura média já superou 1.500ºC. Calcula-se que o planeta Wasp-12b, cujo giro em torno da estrela leva apenas 1,1 dia, será totalmente devorado por ela em 10 milhões de anos.

 

 

Bactéria que poderia ser marciana

Cientistas da Universidade McGill, no Canadá, descobriram uma bactéria que respira sulfato e se alimenta de metano. O microrganismo foi encontrado na fonte Lost Hammer, na ilha de Axel Heiberg, no norte do país. Lá, a temperatura chega a -50ºC. A água da fonte não congela, pois é salgada e possui nível alto de metano. Esse ambiente lembra muito o de Marte, onde foram encontrados pontos de água congelada com metano e temperatura inferior a 0ºC. Conclusão: pode ter havido ou haver vida em Marte.

 

Mosca customizada

Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, identificaram uma proteína que comanda a pigmentação das células da mosca da espécie Drosophila guttifera. Essa proteína, presente no estágio embrionário, está ligada ao gene conhecido como Wingless. Os pesquisadores também verificaram que, inserindo esse gene em diversos pedaços do genoma da mosca, eles podiam alterar a aparência do inseto, fazendo-o ter listras, em vez de pintas.

Fauna em risco no Golfo do México

Pássaro símbolo do Estado da Louisiana (Estados Unidos), o pelicano-marrom é uma das vítimas do vazamento de petróleo provocado pela explosão da plataforma da BP no Golfo do México. O animal retratado acima foi fotografado em Grand Isle, no litoral do Estado, e recolhido para ser lavado e tratado. O pelicano-marrom havia sido retirado recentemente da lista de espécies ameaçadas.

 

 

Superiate ecológico

Os bilionários que navegam pelo Caribe e pelo Mediterrâneo ganharam uma alternativa de iate ambientalmente correto: o Soliloquy, o primeiro do gênero neutro em carbono. Criada pelo jovem designer inglês Alistair Callender, a embarcação, de 58 metros de comprimento, é recoberta por células fotovoltaicas, que obtêm energia da luz solar. O casco usa madeira certificada, em vez de alumínio. O iate atinge cerca de 15 quilômetros por hora.

70%

de quem não cuida da higiene da boca ter problemas cardíacos, de acordo com cientistas britânicos. O estudo revelou que esse índice não se altera ao se considerarem fatores de risco como obesidade, classe social, tabagismo e histórico familiar favorável a distúrbios do coração.

4

vezes mais chances têm os agricultores chineses de morrer de câncer no fígado e duas de perecer por câncer no estômago do que a média mundial, informa um relatório encomendado pelo Banco Mundial. Muitos dos doentes moram em vilas próximas a fábricas poluidoras.

50 mil

foi o número de mutações genéticas encontradas em um único tumor pulmonar de um homem de 51 anos que, durante 15 anos, fumou 25 cigarros ao dia. Os cientistas que estudaram o caso se surpreenderam com a quantidade de mutações.

 

Novamente bem-vindos

O aborígine australiano Max Eulo realiza a Me-Mel (“olho da serpente do arco-íris”), cerimônia de boas-vindas ao país, em Goat Island, Sydney, em abril. Foi a primeira vez em 200 anos que os aborígines puderam voltar à ilha, que foi um presídio no século 19

A mutação genética HLA B57, que causa doenças autoimunes, pode ser uma arma contra o vírus da Aids. Segundo os cientistas da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a mutação faz os linfócitos, responsáveis pela defesa do corpo, atuarem de modo mais abrangente, atacando o vírus camuflado.

Relaxe para a cura ser mais rápida

Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do King’s College London, no Reino Unido, observaram que o nível de cortisol, hormônio associado ao estresse, influencia no tempo que um machucado leva para ser curado. A conclusão foi que os mais descontraídos se curavam duas vezes mais rápido.

Esperança para as ilhas baixas do Pacífico

A elevação do nível do mar causada pelo aquecimento global talvez não signifique a destruição de várias ilhas baixas do Pacífico, concluíram um cientista neozelandês e um fijiano. Ao analisarem 27 delas ao longo de 60 anos, eles notaram que, embora o mar tenha subido em média 12 centímetros nesse período, apenas 4 perderam território. As restantes se dividiram entre manter a área e aumentála – estas últimas, por receber fragmentos de coral trazidos por ventos, ondas e correntes oceânicas.

Stephen Hawking e os extraterrestres

O físico britânico Stephen Hawking (foto) já não duvida que aliens existem. Numa série de tevê, ele disse: “Para minha mente matemática, os números apenas tornam o pensar sobre alienígenas perfeitamente racional. O verdadeiro desafio é descobrir com o que eles se pareceriam.” Para Hawking, contatar os ETs pode ser “muito arriscado”.

 

AGENDA

● Boas práticas e sustentabilidade

A Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais (FIBoPS), em São Paulo, engloba vários eventos simultâneos. O Congresso Internacional de Boas Práticas Socioambientais, com vagas limitadas, abordará oito eixos temáticos (como inovações tecnológicas, emissões, energia e economia, transporte e turismo), debatidos por pesquisadores do Brasil e do Exterior. Haverá também palestras, oficinas, workshops, jogos corporativos, fóruns e demonstrações técnicas, além de exposição de produtos e programação cultural.

Quando: de 27 a 29 de julho.

Onde: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo, SP).

Mais informações: tel. (11) 3257-9660, site www.fibops.com.br.

● Grandes epidemias

Promovida pelo Instituto Butantan, essa exposição busca conscientizar o público sobre os perigos das epidemias. São abordadas varíola, peste, meningite, Aids e gripe, com painéis ilustrados e vídeos.

Quando: ao longo de 2010 (terça a domingo, das 10h às 16h).

Onde: Instituto Butantan (Avenida Vital Brazil, 1.500, São Paulo, SP).

Quanto: grátis.

Mais informações: site www.butantan.gov.br ou tel. (11) 3726-7222, ramal 2155.

● Bioenergia em Curitiba Dois grandes eventos sobre bioenergia acontecem ao mesmo tempo em Curitiba: a terceira edição do BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis – e a quinta edição do Congresso Internacional de Bioenergia. Entre os temas abordados estão o aproveitamento de resíduos na produção de energia e o mercado de energia renovável.

Quando: de 10 a 13 de agosto.

Onde: FIEP (Avenida Cândido de Abreu, 200, Curitiba, PR).

Mais informações: tel. (41) 3329-0860.