Aos 16 anos, quando comecei a trabalhar como revisor numa redação de jornal diário, o sonho de consumo de todo redator era conseguir uma das recém-lançadas máquinas de escrever IBM, elétricas. Uns dez anos depois apareceram os primeiros computadores de mesa, uns PCs gigantes e lerdos. Daí em diante, as inovações não pararam e a informática passou a fazer parte da nossa vida diária. Hoje, posso dizer – com um sentimento misto de orgulho e vergonha – que sou um ciberdependente. No meu trabalho, não faço mais nada longe de um computador.

A matéria de capa deste número, “O caminho da imortalidade”, está diretamente relacionada a esse domínio aparentemente inexorável do poder digital sobre nossas vidas. O que nela se explica é que já existe a tecnologia básica para reproduzirmos virtualmente a nós mesmos – ou a qualquer outra pessoa ou ser – nas profundezas cibernéticas de um computador.

Tais reproduções serão os nossos “avatares virtuais”, neologismo cunhado no universo virtual. Como sugere Maíra Lie Chao, autora da reportagem, no futuro próximo teremos de conversar com vários deles ao longo do dia. Com o nosso próprio avatar virtual, inclusive.

Parece coisa de ficção científica, mas não é. E tem mais: levei um susto, há poucas semanas, quando Joe Ribeiro, o webdesigner que está desenvolvendo o meu blog pessoal (www.luispellegrini.com.br), instalou no mesmo uma ferramenta capaz de traduzir todo o conteúdo do blog em mais de 50 línguas diferentes. Resultado: dois dias depois, surgiram no blog oito leitores vindos de lugares diferentes da China.

Todos só falavam chinês e tinham conseguido ler meus textos traduzidos para a língua deles! Nos dias seguintes, a coisa não parou: apareceu gente da Malásia, do Irã, da Armênia, do Azerbaijão, da Indonésia, das Filipinas, da Islândia e de muitos outros países!

Dá alegria e medo ao mesmo tempo: no mundo, graças à internet, não há mais fronteira de tempo nem de espaço nem de língua. É a globalização.

 

Luis Pellegrini – Diretor de Redação

E-mail: luispellegrini@terra.com.br

Site: www.luispellegrini.com.br