01/02/2012 - 0:00
Taxa de carbono na aviação
O programa da União Europeia para incluir as companhias aéreas que voam de e para seu território em um sistema de comércio e de taxação de emissões de carbono é legal, avaliou em dezembro a Corte de Justiça Europeia. A decisão encerra um apelo das empresas norte-americanas do setor, para as quais o projeto – que entraria em vigor em 2012 – infringe a soberania nacional e viola os tratados internacionais de aviação. Não deu certo. Vem imposto aí. Os aviões respondem por 3% da emissão de gases de efeito estufa.
Incenso ameaçado
A produção de olíbano, variante nobre do incenso, corre riscos por causada extinção da árvore Boswellia, da qual a resina é extraída. Um estudo do Journal of Applied Ecology da British Ecological Society informa que o volume produzido deverá cair cerca de 50% em 15 anos e 90% até 2060, caso não se tomem medidas de preservação da espécie. Encontradas no nordeste da África e na Península Arábica, as árvores adultas estão morrendo a uma taxa anual de 6% a 7%.
Bolsa Verde no Rio
Um acordo assinado em dezembro pelo Estado do Rio de Janeiro, pela prefeitura carioca e pela associação civil sem fins lucrativos BVRio criou a primeira Bolsa Verde do país, que deve operar a partir de abril. Será implantada uma plataforma moldada para se tornar referência nacional na comercialização de ativos ambientais, que abrangerão tanto bens, como energia renovável ou biomassa, quanto direitos de natureza regulatória ligados ao cumprimento de obrigações ambientais, como recuperação de florestas ou tratamento de resíduos.
Observatório climático + verdes
A Cidade do Cabo, na África do Sul, vai abrigar o primeiro observatório de mudanças climáticas do mundo. Construído pela International Polar Foundation (IPF) no famoso Victoria & Albert Waterfront, a instituição vai produzir e oferecer exposições, atividades educacionais, conscientização sobre sustentabilidade, novas formas de apresentar fatos e números sobre o clima, novidades da ciência e inovações na área. O observatório sulafricano deverá funcionar a partir de 2014.
Itatiaia revitalizado
A regularização fundiária do Parque do Itatiaia, a mais antiga unidade de conservação do Brasil, avançou em dezembro com a anexação dos 37 hectares da região da Cachoeira do Escorrega, principal área de uso público de Visconde de Mauá (RJ). O território custou R$ 1,097 milhão ao Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade (ICM-Bio). A compra pode amenizar o impacto do asfaltamento da rodovia RJ-151, que facilita o acesso à região. O parque vai construir um posto de controle e um centro de visitantes, e passará a cobrar ingresso na área.
Quer dar licença?
Pedágio em Délhi
A prefeitura de Délhi, capital da Índia, decidiu seguir o modelo de Londres e Roma e instituir um pedágio de 150 rúpias (cerca de R$ 5,80) para carros, motos e riquixás que entrarem nas áreas centrais durante o dia. As autoridades esperam reduzir os congestionamentos caóticos e estimular o transporte público. Com cerca de 11 milhões de habitantes, Délhi é a maior cidade do mundo a adotar esse tipo de taxa.
empresas + verdes
A Itaipu Binacional incluiu uma nova atração no Complexo Turístico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR): o “test drive em veículo elétrico”, pelo qual o visitante pode dirigir um carro silencioso e não poluente pelos cenários impressionantes da usina.
A Johnson & Johnson lançou produtos da linha do protetor solar Sundown em embalagens que contêm 60% de plástico verde (feito a partir da cana-de-açúcar). Além disso, 40% dos frascos são de material reciclado, o que ajuda a evitar o descarte desnecessário de resíduos sólidos.
A Tetra Pak iniciou a expedição “Protegendo a vida na Amazônia” pelo Rio Uatumã (AM), afluente da margem norte do Amazonas. O projeto visa levar informações sobre a preservação da fauna regional, em especial dos peixesbois, para cerca de 26 comunidades ribeirinhas, nas quais vivem mais de 8 mil pessoas.
A Zazcar, empresa de compartilhamento de carros, conquistou 600 clientes em São Paulo. O aluguel de veículos por hora começou com 40 usuários. Hoje, dispõe de 33 pontos de estacionamento em 15 regiões da cidade. Os modelos oferecidos incluem Uno, Corolla e Jetta.