04/12/2019 - 0:20
Logo após seu sobrevoo de Júpiter em 3 de novembro de 2019, a sonda Juno, da Nasa, captou esta vista impressionante do hemisfério sul de Júpiter, à medida que a sonda se afastava do planeta gigante. A imagem captura ciclones enormes perto do polo sul de Júpiter, bem como as nuvens caóticas da turbulenta área entre a faixa laranja e a região polar (marrom).
Quando esta foto foi tirada, Juno estava viajando a cerca de 137 mil quilômetros por hora em relação ao planeta. Pouco mais de uma hora antes – no ponto mais próximo dos topos das nuvens –, a sonda havia atingido velocidades em relação a Júpiter acima de 209 mil quilômetros por hora.
A presente imagem foi criada pelo cientista cidadão Ali Abbasi usando dados do dispositivo JunoCam da sonda. Ela foi tirada durante o 23º sobrevoo de Júpiter realizado pela nave. No momento em que a imagem foi obtida, a Juno estava a 104.600 quilômetros do planeta, a uma latitude de 70 graus sul.
LEIA TAMBÉM: Nasa observa mancha negra gigante em Júpiter
As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para o público ler e processar produtos de imagem em https://missionjuno.swri.edu/junocam/processing.