01/04/2012 - 0:00
Cinema
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Quem se importa?, documentário de Mara Mourão, oferece ideias para mudar o mundo
A advogada sino-americana Karen Tse quer acabar com a tortura no mundo. Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz por criar o Grameen Bank, em Bangladesh, oferecendo microcrédito para os pobres e enfraquecendo os agiotas. Joaquim Melo ajudou a criar o Banco Palmas, que virou um ícone da economia solidária no Conjunto Palmeira, na periferia de Fortaleza.
Esses são alguns dos cases que compõem o documentário de Mara Mourão sobre empreendedorismo social, um negócio que visa também transformar e melhorar a realidade. Na analogia feliz do filme, a diferença com o empreendedorismo privado é como a do frescobol com o tênis: enquanto o tenista tem de vencer o oponente, no frescobol, só há jogo se os dois lados colaborarem um com o outro.
Karen Tse
Africanas no computador
Quem se importa? mostra que o empreendedorismo social não é um dom. Ele abrange a pessoa mais humilde de uma vila pobre e o milionário da mais rica, todos com uma inspiração: um grande incômodo em relação à situação atual da sociedade.
A obra de Mara Mourão não é só uma exposição de histórias bonitas e comoventes. Por meio de uma narrativa lógica e bem-humorada, o filme inspira e dissemina ideias poderosas para a invenção de um mundo um pouco mais humano.
Nova Atlântida
Para a população de 400 pessoas da única ilha habitada do atol de Mortlock, na Papua-Nova Guiné, na Oceania, cada centímetro de aumento no nível do mar pesa. As projeções para os próximos anos indicam que suas tradições milenares vão, em breve, terminar no oceano. Com o filme There once was an island, o diretor Briar March quebra o isolamento da comunidade – que mantém contato com o mundo por rádio – para retratar seu funcionamento e seus dilemas diante da ameaça.
China verde
Depois de diversas estratégias mal sucedidas para “vencer a natureza” e fazer o país crescer pela via do dogmatismo maoísta, Waking the green tiger mostra as iniciativas chinesas para impedir a repetição dos mesmos erros. O diretor Gary Marcuse acompanha ativistas e camponeses em campanha para impedir a construção de uma hidrelétrica na região agrícola do Desfiladeiro Salto do Tigre. Um exemplo bastante próximo à realidade que o Brasil vive com a usina de Belo Monte.
Livros
1922 – A SEMANA QUE NÃO TERMINOU
Marcos Augusto Gonçalves Ed. Companhia das Letras
9 ENSAIOS DANTESCOS & A MEMÓRIA DE SHAKESPEARE
Jorge Luis Borges Companhia das Letras
MINHA RELIGIÃO
Liev Tolstói Selo A Girafa
Uma reconstrução da Semana de Arte Moderna. Marcos Augusto Gonçalves dá vida aos personagens e questiona os mitos desse evento que abalou o meio cultural há 90 anos, no Theatro Municipal de São Paulo.
O escritor argentino expõe interpretações e reflexões sobre a Divina comédia, de Dante Alighieri, e apresenta os contos: A memória de Shakespeare, 25 de agosto de 1983, Tigres azuis e A rosa de Paracelso.
Sempre atual e frustrado com a Igreja Ortodoxa Russa do século 19, o genial Liev Tolstói descreve, com seu estilo coerente e lúcido, as muitas contradições sociais e filosóficas da sociedade cristã em um século especialmente turbulento.
OS ELEMENTOS – UMA EXPLORAÇÃO VISUAL DOS ÁTOMOS CONHECIDOS NO UNIVERSO
Theodore Gray e Nick Mann Ed. Blucher
Você sabia que o brilho das estrelas é ocasionado pela transformação de grande quantidade de hidrogênio em hélio? Essa e outras curiosidades estão neste livro que oferece dados e imagens dos elementos químicos e de objetos que eles compõem, ensinando de forma lúdica uma disciplina tida como “chata”.
DVD
Lixo precioso
O documentário acompanha o trabalho do artista Vik Muniz no Jardim Gramacho, um dos maiores (e piores) aterros sanitários do mundo, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Retrata o ofício dos catadores e mostra como contribuíram para a composição de quadros mobilizadores do artista, feitos a partir de fotografia e lixo.
CD
Céu de sereia
Três anos depois do segundo CD, a eclética cantora e compositora paulista mostra seu último trabalho. Combinando composições próprias com interpretações de clássicos, o álbum, suave e melodioso, parece mesmo um canto sedutor de sereia, como sugere o nome: Caravana Sereia Boom.
Rodrigo Campos
Revelação do samba da periferia de São Paulo, Rodrigo ganhou espaço na cena musical. O primeiro disco, lançado em 2009 (São Mateus não é lugar assim tão longe), não deixa dúvidas quanto ao seu talento como compositor e letrista. Em maio sairá um novo CD, já muito aguardado: Bahia fantástica.
EXPOSIÇÃO
Quatro intervenções urbanas instaladas em cantos estratégicos de São Paulo oferecem cor, luz e beleza à cidade conhecida por ser “cinza”.
Eduardo Coimbra recria o céu em frente ao Estádio do Pacaembu, até o dia 10 de abril. A obra Nuvem, com cinco grandes painéis iluminados de 4,7 m de altura, é parte das manifestações do projeto Arte na Cidade.
Até setembro, a obra Clara-clara, de Laura Vinci, transforma a rede pública de iluminação numa das ruas mais movimentadas do centro da cidade em redes de pesca preguiçosas e lânguidas, repletas de luminárias.
A praça anexa à Câmara Municipal ganhou graffitis assinados por Binho Ribeiro, Nem, Snek, Denys Evol, Nick Alive, Srmeks Maumeks e Feik Ip. Comparados com os desenhos feitos no mesmo endereço em 2001, percebe-se que o spray passou por notável evolução estilística.
O coletivo de arte Ocupeacidade produziu um enorme painel comunitário que ficará exposto até o fim de abril na fachada do Sesc Consolação, na Rua Dr. Vila Nova, 245.
SITE
Bombou na internet
Kony 2012 foi a maior febre mundial da internet em março. Em seis dias o vídeo foi visto 100 milhões de vezes, tornando- se o maior sucesso viral de todos os tempos. Os 30 minutos dirigidos por Jason Russell, da ONG Invisible Children, mostram as atrocidades do Exército de Resistência do Senhor (LRA), liderado por Joseph Kony. A milícia, cuja maior área de atuação era em Uganda, sequestrava crianças e as transformava em soldados ou escravas sexuais. A disseminação do vídeo chamou a atenção de especialistas, de outras ONGs e de moradores de Uganda, que desaprovam a campanha. A maior crítica é o contexto histórico não retratado, pois o LRA é um grupo enfraquecido e Kony está fora do país há seis anos. Muitos criticaram a Invisible Children por se aproveitar de um fato antigo para arrecadar dinheiro. Especula- se que apenas uma pequena parcela da arrecadação siga para caridade.
www.kony2012.com
Nova moda nas redes sociais. O site permite que o usuário organize e compartilhe imagens em um mural, podendo seguir atualizações de amigos. Bom para referências visuais em decoração, arte, fotografia, entre outras áreas. Disponível também como aplicativo de celular.
www.pinterest.com
Sustentabilidade e educação
A Escola de Consumo Responsável oferece aulas de sustentabilidade e de consumo responsável. Um dos destaques envolve o uso de sacolas plásticas. O material didático está disponível para download gratuito.
www.escoladeconsumoresponsavel.org.br