02/08/2021 - 9:43
A galáxia espiral IC 1954 ocupa o centro desta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. A galáxia, que fica a aproximadamente 45 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Horologium (O Relógio), possui uma barra central brilhante e braços espirais preguiçosamente sinuosos entremeados com nuvens escuras de poeira.
Este retrato da IC 1954 foi capturado com a Wide Field Camera 3 do Hubble. Ele faz parte de um conjunto de observações projetado para tirar vantagem de algum trabalho em equipe do telescópio.
- Hubble revela uma impressionante galáxia espiral contorcida
- Em uma galáxia espiral distante na constelação de Virgem
O Hubble observou grupos de estrelas jovens em galáxias próximas em comprimentos de onda ultravioleta e ótica. Enquanto isso, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma) – um radiotelescópio baseado em terra, no deserto chileno do Atacama – coletou dados sobre discos formadores de estrelas e nuvens de gás frio. A combinação dos dois conjuntos de observações permitiu aos astrônomos juntar os pontos e entender as conexões entre as estrelas jovens e as nuvens de gás frio que as originam.
Essas observações também estabelecem as bases para observações futuras com o próximo Telescópio Espacial James Webb, da Nasa/ESA/CSA. Ele examinará galáxias próximas e observará as primeiras fases da formação estelar.