22/09/2021 - 10:29
As primeiras cidades maias apresentavam complexos monumentais, centralizados em uma forma compartilhada de religião, mas esses complexos se transformaram radicalmente quando a realeza emergiu em 400 a.C. Para solidificar seu poder, governantes de todas as planícies maias mudariam esses complexos, imprimindo sua marca na paisagem e remodelando as lembranças das pessoas sobre tais edificações, de acordo com um estudo do Dartmouth College (EUA) publicado na revista Ancient Mesoamerica.
“Assim como os líderes políticos de hoje muitas vezes buscam se autopromover, o mesmo acontecia com os primeiros governantes maias”, disse Ryan H. Collins, docente de pós-doutorado em antropologia no Instituto Neukom para Ciência da Computação no Dartmouth College. “Os governantes maias pareciam ter uma verdadeira angústia sobre o mundo passado e pensavam que isso poderia interferir em sua autoridade. Então, tentavam ajustá-la ou até mesmo apagá-la completamente. Esses governantes se viam como a personificação do deus sol maia e desejavam colocar sua marca pessoal na cidade, de modo que os monumentos e as maneiras como as pessoas viviam a cidade fossem modificados para refletir os desejos de um governante durante sua vida.”
- Casas maias revelam ligação entre desigualdade de riqueza e governos despóticos
- Yucatán: passado climático dá pistas da queda dos maias
Collins examinou dados do sítio maia de Yaxuná, localizado no centro do estado de Yucatán (México), e outros complexos de praças com pirâmides ou templos conhecidos como grupos E nas planícies maias, incluindo San Bartolo, Tikal, Ceibal (Guatemala) e Cahal Pech (Belize), que refletiam alinhamentos astronômicos observados com os equinócios e solstícios.
Construindo sobre o construído
No grupo E, cada complexo monumental foi construído ao longo de um eixo leste-oeste e era caracterizado por uma pirâmide a oeste e uma plataforma elevada a leste. Pesquisas anteriores descobriram que os alinhamentos astronômicos dos complexos maias eram provavelmente uma referência ao deus sol e ao deus do milho e às mudanças anuais da estação agrícola.
Analisando dados arqueológicos de Yaxuná e de outros locais, Collins descobriu que, por volta de 400 a.C., muitos complexos maias do Grupo E foram construídos em cima de templos existentes, desmontados ou totalmente abandonados. Em muitos casos, a nova arquitetura seria construída em cima de tudo o que havia antes, onde poderia haver cinco, seis ou até sete pirâmides preservadas na última fase de construção.
“Com o tempo, esses templos se tornaram mais sobre os governantes e menos sobre o ritual e a religião que antes uniam as comunidades”, disse Collins. Em Yaxuná, somente no centro original da cidade, ocorreram 11 fases de construção entre 900 a.C. e 100 a.C.
Cidades redefinidas
Enquanto novos monumentos dentro do Grupo E foram criados sobre os antigos, alguns aspectos foram mantidos ao longo do tempo. Por exemplo, a estrutura oriental original (Rua 5E-6) em Yaxuná continha uma fundação de pedra circular no nível oito, preservada e enfatizada pelas gerações posteriores por meio de uma linha circular incisa no piso do nível seis. Itens preciosos também foram encontrados em esconderijos nos níveis sete e quatro, incluindo um fragmento de magnetita polida e um recipiente de cerâmica com contas de diorito provavelmente obtidas por meio de comércio de longa distância. “Os maias voltariam para trás e marcariam espaços de significado social gerações depois, não séculos depois, ilustrando como as pessoas estavam realmente enfatizando a memória e a continuidade com coisas que consideravam importantes”, disse Collins.
Outras áreas do sítio de Yaxuná e outros sítios do Grupo E, no entanto, continham evidências de rituais de conclusão. Esses rituais eram usados para destruir a energia ou alma associada a um edifício, especialmente se fosse sagrado, como espalhar as cinzas do incenso queimado sobre uma área. Na estrutura oriental de Yaxuná, as cinzas foram encontradas perto de uma pedra de amolar, evidenciando que um antigo espaço para rituais foi usado para preparar comida em anos posteriores.
“Na arqueologia, presumia-se que a realeza maia representava uma continuidade com o passado. Mas, à medida que os governantes maias alteravam a experiência dos povos sobre onde viviam, esses governantes estavam na verdade rompendo com as tradições de construção mesoamericanas e redefinindo a cidade maia”, disse Collins. “O primeiro milênio da cultura maia para o Grupo E marca um período não apenas para novos monumentos, mas também para o desenvolvimento de uma arquitetura cívica massiva, à medida que estradas em grande escala foram construídas e distritos começaram a surgir. Essas mudanças também podem ter impulsionado a mudança da civilização maia de uma sociedade igualitária para uma estrutura mais hierárquica.”