04/10/2021 - 13:32
A partir de novembro, os austríacos poderão utilizar toda a rede de transporte público nacional, quantas vezes quiserem, por uma tarifa única diária de 3 euros. O Klimaticket, ou “bilhete climático”, é uma das apostas do governo da Áustria para incentivar o uso do transporte público e reduzir as emissões de carbono atreladas ao transporte individual.
O bilhete custará 1.095 euros por um ano e cobrirá as redes ferroviárias, de metrô e de ônibus nas cidades do país, públicas e privadas. Em média, ele permitirá reduzir o custo do transporte público para o passageiro em 60% na comparação com as tarifas atuais. O valor também é bem menor na comparação com outros tipos de tarifa anuais, como o bilhete nacional alemão, que custa mais de 4 mil euros.
A iniciativa é o primeiro fruto climático da coalizão entre conservadores e verdes na Áustria e, de acordo com o Financial Times, está sendo observada com atenção pelos vizinhos alemães, que vivem a expectativa em torno da formação de seu futuro governo nacional nos próximos meses. Der Spiegel e Zeit também abordaram o “bilhete climático” austríaco.
Em tempo: No NY Times, Somini Sengupta abordou como algumas cidades ao redor do mundo estão encarando o desafio de repensar o transporte público no contexto da crise climática. O avanço dos carros elétricos é uma notícia positiva, mas que pode ter impacto limitado se os modais públicos de transporte continuarem baseados em combustíveis fósseis. A reportagem destaca exemplos de Berlim, Bergen e Bogotá, que impulsionaram o transporte público eletrificado e ampliaram a malha cicloviária urbana para facilitar a locomoção por bicicleta.