20/10/2021 - 11:13
Uma anã branca de rotação rápida, chamada de LAMOST J0240 + 1952, foi localizada na constelação de Áries, a 2.000 anos-luz de distância, e entrou em um turbilhão por causa de seu relacionamento contínuo com uma estrela anã vermelha que gira em torno dela.
Assim como a água que faz uma roda d’água girar, o gás que cai da estrela vermelha faz a anã branca girar a cada 25 segundos, vencendo o antigo campeão, a HD 49798, por cinco segundos. A anã branca típica leva horas ou dias para fazer uma rotação completa.
- Descoberta estrela anã branca do tamanho da Lua
- Planeta em órbita de estrela morta antecipa o que acontecerá com a Terra após o fim do Sol
- Cosmólogo brasileiro diz que descobriu o maior cometa do sistema solar por acaso
A descoberta foi feita no dia 7 de agosto, quando a astrônoma Ingrid Pelisoli, da University of Warwick em Coventry, na Inglaterra, e seus colegas detectaram uma intermitência periódica de luz da dupla escura.
O blip se repetiu a cada 24,93 segundos, revelando o período de rotação recorde da estrela anã branca, relataram os pesquisadores em 26 de agosto em arXiv.org.
O único rival conhecido da estrela é um objeto que gira ainda mais rápido em órbita com a estrela azul HD 49798. Mas a natureza desse rotador rápido não é clara, com alguns estudos recentes dizendo que é provavelmente uma estrela de nêutrons, e não uma anã branca.