04/03/2022 - 11:56
O rover Perseverance Mars, da Nasa, capturou esta visão de uma colina na cratera Jezero, em Marte, denominada Santa Cruz, em 29 de abril de 2021, o 68º dia marciano, ou sol, da missão. Com cerca de 50 centímetros de diâmetro em média, os pedregulhos em primeiro plano estão entre os tipos de rochas que a equipe do rover chamou de “Ch’al” (o termo navajo para “sapo”).
Composto por várias imagens, este mosaico de cores aprimoradas foi criado usando as visualizações das lentes da esquerda e da direita do sistema de câmera Mastcam-Z do Perseverance, mesclando a cena em uma visão única e mais ampla. A colina Santa Cruz é um possível remanescente erodido do delta ocidental da cratera Jezero. A colina tem cerca de 50 metros de altura e estava a cerca de 2,5 quilômetros a leste do rover quando a foto foi tirada, vista de “Van Zyl Overlook”.
- ‘Anéis de árvore’ revelam detalhes do passado de cratera em Marte
- Ciclo de carbono em Marte é diferente de tudo que se vê na Terra
- Chuvas de asteroides contínuas mudam conceito sobre crateras de Marte
Um dos principais objetivos da missão Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca de sinais de vida microbiana antiga. O rover irá caracterizar a geologia do planeta e o clima passado, pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e ser a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos (rochas quebradas e poeira) marcianos.
Missões subsequentes da Nasa, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Europeia), deverão enviar espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.