15/03/2022 - 9:04
Esta imagem mostra a galáxia NGC 4254, também conhecida como Messier 99. Trata-se de um exemplo de uma espiral de grande design, com braços em espiral bem definidos e proeminentes que se entrelaçam claramente em torno do centro da galáxia.
A Messier 99 situa-se a 49 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação da Cabeleira de Berenice. Podemos vê-la nesta imagem com um detalhe extraordinário obtido com o instrumento Muse (Multi-Unit Spectroscopic Explorer) montado no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO). A imagem mostra uma combinação de observações realizadas em diferentes cores, ou comprimentos de onda, da luz, onde se veem nuvens e gás ionizado por estrelas recém-nascidas. Os gases de hidrogênio, oxigênio e enxofre estão em vermelho, azul e laranja, respectivamente.
- Hubble investiga uma galáxia espiral especialíssima
- ESO mostra a sofisticada arquitetura de uma galáxia exemplar
- Geometria sagrada: no mundo das formas perfeitas
Esta imagem foi obtida como parte do projeto Phangs (Physics at High Angular resolution in Nearby GalaxieS), que observa galáxias próximas em alta resolução ao longo de todo o espectro electromagnético com o objetivo de compreender o ciclo de vida da formação estelar nas galáxias.