18/04/2022 - 10:26
Duas galáxias em fusão no sistema VV689 – apelidado de Angel Wing (Asa de Anjo) – aparecem nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA. Diferentemente dos alinhamentos casuais de galáxias que só parecem se sobrepor quando vistos do nosso ponto de vista na Terra, as duas galáxias em VV689 estão no meio de uma colisão. A interação galáctica deixou o sistema VV689 quase completamente simétrico, dando a impressão de um vasto conjunto de asas galácticas.
- Hubble mostra ‘triângulo espacial’ gerado por colisão de galáxias
- Hubble flagra ‘choque de titãs’ no espaço
- Um resultado possível do choque de dois buracos negros: luz
Esta imagem angelical vem de um conjunto de observações do Hubble inspecionando os destaques do projeto de ciência cidadã Galaxy Zoo. Este projeto de astronomia de colaboração pública contou com centenas de milhares de voluntários para classificar galáxias e ajudar os astrônomos a percorrer um dilúvio de dados de telescópios robóticos. No processo, os voluntários descobriram uma galeria de tipos de galáxias estranhas e maravilhosas, algumas das quais não haviam sido estudadas anteriormente. Um projeto semelhante em andamento chamado Radio Galaxy Zoo está usando a mesma abordagem de colaboração pública para localizar buracos negros supermassivos em galáxias distantes.
Objetos notáveis de ambos os projetos foram escolhidos para observações detalhadas de acompanhamento com a Advanced Camera for Surveys do Hubble. De acordo com a natureza de colaboração pública do projeto Galaxy Zoo, os alvos para observações de acompanhamento com o Hubble foram escolhidos por meio de cerca de 18 mil votos do público. Os alvos selecionados incluem galáxias em forma de anel, espirais incomuns e uma seleção impressionante de fusões de galáxias, como VV689.