16/08/2022 - 8:50
Embora Marte seja o Planeta Vermelho, imagens de cores falsas podem nos ajudar a aprender sobre seu clima e geologia. Esta imagem mostra uma variedade de características relacionadas ao vento no Planeta Vermelho perto do centro da cratera Gamboa. Dunas de areia maiores formam cristas sinuosas e domos individuais.
- Cratera em forma de orelha decora planície em Marte
- Não existe água subterrânea na região equatorial de Marte
- Mars Express explora o maior cânion do Sistema Solar, em Marte
Há pequenas ondulações no topo das dunas, a apenas alguns metros de crista a crista. Elas se fundem em megaondulações maiores, com cerca de 9 metros de distância, que se irradiam para fora das dunas. As formações maiores e mais brilhantes, que são aproximadamente paralelas, são chamadas de “Cristas Eólicas Transversais” (TARs, na sigla em inglês). Essas TARs são cobertas com areia muito grossa.
As megaondulações aparecem em azul-esverdeado em um lado de um recorte de cor aprimorado, enquanto o TAR aparece em azul mais brilhante do outro. Isso pode ser porque o TAR está se movendo ativamente sob a força do vento, limpando a poeira mais escura e tornando-a mais brilhante. Todas essas características diferentes podem indicar de que maneira o vento estava soprando quando as megaondulações se formaram. Estudar essa variedade tão de perto nos permite ver suas relações e comparar e contrastar características para examinar do que tais megaondulações são feitas e como se formaram.