30/08/2022 - 7:13
Esta visão da Terra crescente sobre o horizonte da Lua foi tirada durante a missão de pouso lunar Apollo 15. A Apollo 15 foi lançada do Centro Espacial Kennedy em 26 de julho de 1971 a partir de um veículo de lançamento Saturno V. A bordo estava uma tripulação de três astronautas: David R. Scott, comandante da missão; James B. Irwin, piloto do módulo lunar; e Alfred M. Worden, piloto do módulo de comando.
- Iniciado estudo de amostras trazidas pela Apollo 17 congeladas há 50 anos
- Saiba que músicas os astronautas da missão Apollo levaram para o espaço
- Odisseia no espaço: Nasa marca datas possíveis para retorno à Lua
Projetado para explorar a Lua por períodos mais longos, maiores alcances e com mais instrumentos para a coleta de dados científicos do que antes, a Apollo 15 incluiu a introdução de um veículo lunar itinerante (LRV) de US$ 40 milhões que atingiu uma velocidade máxima de 16 km/h em toda a superfície da Lua.
A bem-sucedida missão de pouso lunar Apollo 15 foi a primeira de uma série de três missões avançadas planejadas para o programa Apollo. Os principais objetivos científicos eram observar a superfície lunar, pesquisar e amostrar materiais e características da superfície em uma área pré-selecionada da região de Hadley-Apennine, configurar e ativar experimentos de superfície e realizar experimentos em voo e tarefas fotográficas da órbita lunar. A Apollo 15 transmitiu a primeira decolagem lunar e gravou uma caminhada no espaço profundo por Worden. Tanto o foguete Saturno V quanto o LRV foram desenvolvidos no Marshall Space Flight Center, um centro de pesquisas civil do governo dos Estados Unidos especializado em foguetes e sistemas de propulsão de espaçonaves.