21/11/2022 - 10:46
Em janeiro de 2021, as autoridades locais prenderam um homem de 36 anos chamado Aditya Singh depois de ele passar três meses morando no Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago (EUA). Desde outubro de 2020, ele estava hospedado no lado seguro do aeroporto, contando com a gentileza de estranhos para comprar comida para ele, dormindo nos terminais e usando os vários banheiros. Foi só quando um funcionário do aeroporto pediu para ver sua identidade que o problema começou.
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Singh, no entanto, está longe de ser o primeiro a conseguir uma estadia prolongada. Depois de mais de duas décadas estudando a história dos aeroportos, me deparei com histórias de pessoas que conseguiram se fixar em terminais por semanas, meses e às vezes anos.
Curiosamente, porém, nem todos os que se encontram morando em um aeroporto o fazem por conta própria. Esse grupo inclui Mehran Karimi Nasseri, que viveu no famoso aeroporto Charles de Gaulle em Paris por 18 anos e inspirou o filme O Terminal. Nasseri morreu em 12 de novembro de 2022.
Misturando-se com a multidão
Seja em videogames como Airport City ou em estudos sobre tópicos como “urbanismo de aeroportos”, sempre vejo a comparação de que os aeroportos são como “minicidades”. Posso ver como essa ideia germina: os aeroportos, afinal, têm locais de culto, policiamento, hotéis, bons restaurantes, lojas e transporte de massa.
Mas se os aeroportos são cidades, eles são bastante estranhos, pois aqueles que dirigem as “cidades” preferem que ninguém realmente resida lá.
No entanto, é possível viver em aeroportos porque eles oferecem muitas das comodidades básicas necessárias para a sobrevivência: comida, água, banheiros e abrigo. E embora as operações do aeroporto não funcionem necessariamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, os terminais do aeroporto geralmente abrem bem cedo pela manhã e ficam abertos até tarde da noite.
Muitas das instalações são tão grandes que aqueles determinados a ficar – como o homem em O’Hare – podem encontrar maneiras de evitar a detecção por algum tempo.
Uma das maneiras pelas quais os possíveis residentes do aeroporto evitam a detecção é simplesmente se misturar à multidão. Antes da pandemia, os aeroportos dos EUA movimentavam de 1,5 milhão a 2,5 milhões de passageiros em um determinado dia.
Assim que a pandemia chegou, os números caíram drasticamente, caindo para menos de 100 mil durante as primeiras semanas da crise na primavera de 2020. Notavelmente, o homem que morou em O’Hare por pouco mais de três meses chegou em meados de outubro de 2020, quando os números de passageiros estavam experimentando uma recuperação. Ele foi descoberto e apreendido apenas no final de janeiro de 2021 – bem quando o número de passageiros caiu consideravelmente após o pico das viagens de férias e durante o ressurgimento do coronavírus.
Vivendo no limbo
Nem todos aqueles que se encontram dormindo em um terminal necessariamente querem estar lá.
Viaje bastante de avião e é provável que, em um momento ou outro, você se encontre na categoria de residente involuntário do aeroporto por um curto período de tempo.
Enquanto algumas pessoas podem reservar voos que exigirão que passem a noite no aeroporto, outras ficam presas nos aeroportos por causa de conexões perdidas, voos cancelados ou mau tempo. Essas circunstâncias raramente resultam em mais de um dia ou dois de residência em um aeroporto.
Depois, há aqueles que involuntariamente se encontram em uma estadia prolongada e indefinida. Talvez o residente involuntário de longa duração mais famoso tenha sido Mehran Karimi Nasseri, morador do aeroporto cuja história inspirou O Terminal.
Nasseri, um refugiado iraniano, estava a caminho da Inglaterra via Bélgica e França em 1988 quando perdeu os documentos que comprovavam sua condição de refugiado. Sem seus papéis, ele não poderia embarcar em seu avião para a Inglaterra. Ele também não teve permissão para deixar o aeroporto de Paris e entrar na França. Ele logo se tornou uma batata quente internacional, pois seu caso ia e voltava entre as autoridades da Inglaterra, França e Bélgica. A certa altura, as autoridades francesas ofereceram permissão para que ele residisse na França, mas Nasseri recusou a oferta, supostamente porque queria chegar ao seu destino original, a Inglaterra. E assim permaneceu no aeroporto Charles de Gaulle por quase 18 anos. Ele saiu apenas em 2006, quando sua saúde em declínio exigiu hospitalização. Antes de sua morte, em novembro de 2022, ele havia retornado ao aeroporto por conta própria e estava hospedado no Terminal 2F quando sofreu o ataque cardíaco que o matou.
Outros residentes de longo prazo do aeroporto incluem Edward Snowden, o vazador de informações da Agência de Segurança nacional dos EUA (NSA), que passou mais de um mês em um aeroporto russo em 2013 antes de receber asilo. E depois há a saga de Sanjay Shah. Shah viajou para a Inglaterra em maio de 2004 com um passaporte britânico de cidadão estrangeiro. Os funcionários da imigração, no entanto, recusaram sua entrada quando ficou claro que ele pretendia imigrar para a Inglaterra, não apenas ficar lá os poucos meses que seu tipo de passaporte permitia. Enviado de volta ao Quênia, Shah temia deixar o aeroporto, pois já havia renunciado à cidadania queniana. Ele finalmente pôde partir após uma residência no aeroporto de pouco mais de um ano, quando as autoridades britânicas lhe concederam cidadania plena.
Mais recentemente, a pandemia de coronavírus criou novos residentes involuntários de longo prazo em aeroportos. Por exemplo, um estoniano chamado Roman Trofimov chegou ao Aeroporto Internacional de Manila em um voo de Bangkok em 20 de março de 2020. No momento de sua chegada, as autoridades filipinas haviam parado de emitir vistos de entrada para limitar a propagação da covid-19. Trofimov passou mais de 100 dias no aeroporto de Manila até que o pessoal da embaixada da Estônia finalmente conseguiu um assento em um voo de repatriação.
Os sem-teto encontram refúgio
Embora a maioria dos residentes involuntários do aeroporto anseie por deixar seu lar temporário, há alguns que tentaram voluntariamente fazer do aeroporto sua morada de longo prazo. Os principais aeroportos nos Estados Unidos e na Europa há muito funcionam – embora em grande parte informalmente – como abrigos para sem-teto.
Embora os sem-teto tenham uma longa história nos Estados Unidos, muitos analistas veem a década de 1980 como um importante ponto de virada nessa história, já que muitos fatores, incluindo cortes no orçamento federal, a desinstitucionalização dos doentes mentais e a gentrificação, levaram a uma forte aumento do número de desabrigados. É nessa década que você pode encontrar as primeiras histórias sobre os sem-teto que vivem nos aeroportos dos Estados Unidos.
Em 1986, por exemplo, o Chicago Tribune escreveu sobre Fred Dilsner, um ex-contador de 44 anos que morava no O’Hare em Chicago havia um ano. O artigo indicava que os sem-teto começaram a aparecer no aeroporto em 1984, após a conclusão da ligação ferroviária da Autoridade de Trânsito de Chicago, que oferecia acesso fácil e barato. O jornal informou que 30 a 50 pessoas viviam no aeroporto, mas que as autoridades esperavam que o número subisse para 200 com o início do inverno.
Essa questão persistiu até o século 21. As notícias de 2018 relataram um aumento no número de sem-teto em vários grandes aeroportos dos EUA nos anos anteriores, incluindo no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta e no Aeroporto Internacional Thurgood Marshall de Baltimore/Washington.
A pandemia de coronavírus acrescentou uma preocupação adicional à saúde pública para esse grupo de habitantes do aeroporto.
Na maioria das vezes, os funcionários dos aeroportos tentaram fornecer ajuda a esses residentes voluntários. No Aeroporto Internacional de Los Angeles, por exemplo, as autoridades mobilizaram equipes de intervenção em crises para trabalhar para conectar os sem-teto a moradias e outros serviços. Mas também está claro que a maioria dos funcionários dos aeroportos preferiria uma solução em que os aeroportos não funcionassem mais como abrigos para sem-teto.
* Janet Bednarek é professora de história na Universidade de Dayton (EUA).
** Este artigo é uma versão atualizada de um artigo originariamente publicado em 3 de março de 2021 no site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia a versão mais recente do texto na língua original aqui.