30/12/2022 - 9:30
As imagens de Marte feitas pela HiRISE (câmera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa) geralmente levantam mais perguntas do que respostas. Por exemplo, a imagem das planícies do norte de Arabia Terra reproduzida acima mostra crateras que contêm depósitos curiosos com formas e distribuição misteriosas.
- Flocos de neve cúbicos, gêiseres: Nasa explora o inverno em Marte
- Marte é bem mais ativo geologicamente do que se pensava
- Marte: a própria vida poderia ter tornado o planeta inabitável?
Os depósitos são encontrados apenas em crateras com mais de 600 metros de diâmetro e estão ausentes em crateras com 450 metros ou menos. Os depósitos estão localizados nos lados sul das crateras, mas não no norte (embora o recorte mostre uma cratera que também possui depósitos soprados pelo vento no norte). Os depósitos possuem laminações horizontais que podem ser camadas ou terraços. Os depósitos também apresentam estrias radiais formadas por pequenas cristas brilhantes.
Os cientistas suspeitam que essas características foram formadas por sublimação de material rico em gelo. Os terraços podem representar diferentes épocas de sublimação. Talvez as crateras maiores tenham penetrado em um lençol freático entre 45 e 60 metros abaixo da superfície e tenham sido inundadas após a formação.