02/01/2023 - 7:33
As estrelas do aglomerado globular NGC 6355 estão espalhadas por esta imagem do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA. Esse aglomerado globular fica a menos de 50 mil anos-luz da Terra na constelação de Ophiuchus (Serpentário). O NGC 6355 é um aglomerado globular galáctico que reside nas regiões internas da nossa Via Láctea.
- Quando as estrelas chegam perto de montar uma esfera
- Buraco negro é achado em aglomerado de estrelas fora da Via Láctea
- Hubble examina uma brilhante reunião de estrelas nascidas na mesma época
Aglomerados globulares são aglomerados estáveis e fortemente ligados de dezenas de milhares a milhões de estrelas e podem ser encontrados em todos os tipos de galáxias. Suas densas populações de estrelas e atração gravitacional mútua dão a esses aglomerados uma forma aproximadamente esférica, com uma concentração brilhante de estrelas cercadas por uma dispersão cada vez mais esparsa de estrelas. O núcleo denso e brilhante do NGC 6355 foi captado com detalhes nítidos pelo Hubble nesta imagem, e é a área repleta de estrelas que aparece na direção do centro da imagem.
Com seu ponto de vista acima das distorções da atmosfera, o Hubble revolucionou o estudo dos aglomerados globulares. É quase impossível distinguir as estrelas em aglomerados globulares umas das outras com telescópios terrestres, mas os astrônomos conseguiram usar o Hubble para estudar detalhadamente as estrelas constituintes dos aglomerados globulares. Esta imagem do Hubble do NGC 6355 contém dados tanto da Advanced Camera for Surveys quanto da Wide Field Camera 3.