Uma aeronave espacial que é capaz de atingir cinco vezes a velocidade do som, podendo chegar a 8.643,3 km/h, será lançada no primeiro trimestre de 2025 pela empresa australiana Hypersonix Launch Systems. O meio de transporte, nomeado de DART, poderia ir de Sydney, no país da Oceania, para Londres, no Reino Unido, em apenas duas horas. As informações são do “The Sun”.

+ O som é mais rápido do que se imaginava, descobrem cientistas

+ Robô Perseverance revela a velocidade do som em Marte

A ideia é que o DART seja lançado na Península de Eyre ou do Campo de Testes de Koonibba, ambos os locais na Austrália. A Hypersonix planeja que um foguete faça o avião decolar até a aeronave se separar e utilizar de meios próprios para ir ainda mais longe. Ainda, alguns dispositivos serão colocados na estrutura para ver como eles se comportam em altas velocidades.

De acordo com Matt Hill, CEO da Hypersonix, é esperado que testes com aparelhos supersônicos aumentem, já que empresas espaciais e de tecnologia que estão emergindo precisarão de equipamentos que permitam voos em altas velocidades.

Apesar de a Austrália possuir uma indústria aeroespacial nichada, a Hypersonix é considerada uma pioneira do ramo de voos que ultrapassam a velocidade do som. O Departamento de Defesa dos EUA fechou um acordo para receber aeronaves DART da companhia. O Ministério da Defesa do Reino Unido também demonstrou interesse em desenvolver mísseis supersônicos.

Segundo a empresa, entretanto, há expectativa de, no futuro, conseguir transportar pessoas ao espaço por meio de aeronaves supersônicas e também em voos na Terra. “Assim como voar de Qantas – maior companhia aérea australiana”, declarou Michael Smart, fundador da Hypersonix.

O projeto prevê que a DART seja capaz de levar pessoas ao espaço e aterrissar novamente como um avião.

Confira um vídeo: