A medicina no final do século 19 era bastante questionável. Basicamente, consistia em usar drogas pesadas muito além das dosagens razoáveis ​​e, para quase qualquer doença, cocaína ou opioides eram exatamente o que você precisava para estar novinho em folha.

+ Expansão do universo pode ser ilusão, aponta estudo
+ irmãos de Jesus: um mistério bíblico ainda sem solução

No entanto, um remédio em particular chamou a atenção: o xarope para tosse “One Night Cough Syrup” do final do século 19, recentemente se tornou viral online por seus ingredientes questionáveis.

Listados como os principais componentes são 1% de álcool, cannabis indica, clorofórmio e morfina. Se você teve uma noite de sono perturbada por uma tosse incessante, é fácil ver como isso funcionaria. Afinal, a este ponto você provavelmente estaria desmaiado.

(Foto: Jonathan Harford/Flickr)

Não está claro quando a garrafa foi feita, mas a Kohler Manufacturing fez esse xarope a partir da década de 1880 e esses tipos de xarope eram típicos ao longo dos anos 1900.

Tudo o que sabemos é que esse xarope em particular foi feito depois de 1906, pois está em conformidade com a “Lei de Alimentos e Drogas de 1906”, que proibia o movimento ilegal de alimentos e bebidas nos Estados Unidos.

Curiosamente, embora o xarope pareça incompreensível para nós, era altamente típico dos remédios para tosse da época. Morfina, heroína e outros derivados da papoula eram usados ​​para suprimir a dor e parar a tosse.

O clorofórmio também supostamente ajudava com a tosse enquanto deixava o paciente sonolento (talvez um pouco sonolento demais), e o álcool e a cannabis ajudaram a aliviar o estresse, novamente para ajudar no sono.

Os opioides tornaram-se mais regulamentados e o uso de clorofórmio foi interrompido depois que o Food and Drug Administration (FDA) descobriu que aumentava o risco de parada cardíaca e câncer em 1976, então os xaropes para tosse deram uma grande guinada no final dos anos 1900, mas há muitos exemplos desses remédios selvagens ainda intactos.