Após semanas de hesitação, governo Scholz confirma fornecimento de modernos tanques Leopard a Kiev.O governo alemão anunciou nesta quarta-feira (25/01) o envio de 14 modernos tanques de guerra do tipo Leopard para ajudar a Ucrânia a lutar contra tropas russas, após semanas de pressão de Kiev e aliados.

A decisão foi anunciada pelo chanceler federal Olaf Scholz no gabinete de governo, afirmou o porta-voz Steffen Hebestreit em comunicado

Serão fornecidos tanques do modelo Leopard-2A6, de fabricação alemã e provenientes do arsenal da Bundeswehr, as Forças Armadas do país, disse o porta-voz do governo.

“A decisão segue nossa conhecida linha de apoiar a Ucrânia da melhor forma possível. Estamos agindo internacionalmente de forma estreitamente coordenada”, afirmou Schoz, citado no comunicado.

Segundo Berlim, o objetivo é montar rapidamente dois batalhões de tanques Leopard 2 para a Ucrânia. Além dos 14 veículos a serem enviados pela Alemanha, parceiros europeus fornecerão mais tanques do tipo ao país invadido pela Rússia. Para isso, a Alemanha emitirá autorizações aos demais países. Vários governos europeus afirmaram estar dispostos a fornecer tanques de seus arsenais, entre eles os da Finlândia e Polônia.

O treinamento de forças ucranianas deve ter início em breve na Alemanha e também será oferecido apoio logístico e de munição e manutenção, diz o comunicado.

Vários países se comprometeram com o envio de equipamento militar para a Ucrânia, mas Kiev vinha pedindo pelos sofisticados tanques Leopard, considerados cruciais para furar as linhas inimigas.

Mais informações em instantes…